Cuidados no armazenamento do fio de algodão reforçam a qualidade do tecido

Publicado em 30/05/2023 10:31
Controle da umidade no ambiente, proteção contra insetos e embalagem adequada são indispensáveis

Na indústria têxtil, o armazenamento adequado de fios é um fator primordial para garantir a qualidade do produto final. O fio é a matéria-prima que dará origem ao tecido e, por isso, é preciso ter cuidado e atenção na hora de armazená-lo.

“O primeiro cuidado no armazenamento é a escolha do local. Ele deve ser um ambiente limpo, seco e arejado, livre de umidade e luz solar direta. Além disso, é recomendável que o fio seja armazenado em prateleiras, paletes ou ganchos suspensos, para evitar que fique em contato com o chão ou com paredes úmidas”, destaca Daniel Bodnar, Coordenador de Produção e Qualidade na Incofios.

Outro aspecto importante é a embalagem adequada do fio. Ele deve ser embalado em sacos plásticos ou caixas de papelão resistentes, que possam protegê-lo de qualquer umidade e sujeira durante o transporte e armazenamento. 

O controle da umidade no ambiente de armazenamento do fio também é crucial. Se a umidade estiver alta, pode ocorrer a formação de mofo ou bolor, o que pode danificar o fio. “É recomendável utilizar um desumidificador ou climatizador para manter a umidade abaixo de 60%”, frisa Daniel.

Já o analista da qualidade da Incofios, Geovani Andre Moretto, conta que manter o produto livre de insetos e roedores é outro desafio para o armazenamento adequado. “O ambiente deve ser protegido contra esses animais, que podem danificar o fio. O recomendável é a utilização de inseticidas e repelentes adequados para manter o ambiente livre de pragas”.

Para que todos esses cuidados sejam garantidos, é importante realizar uma verificação periódica do estado do fio armazenado, verificando a aparência, a presença de umidade, o cheiro e a cor. Assim, se houver qualquer sinal de problema, o fio deve ser imediatamente removido do armazenamento e inspecionado para determinar a causa do problema.

“É importante ressaltar também que existe um limite máximo de empilhamento em relação às caixas e aos pacotes. Para garantir a qualidade do fio, o empilhamento máximo é de 7 caixas e 14 pacotes”, finaliza Geovani.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Presse Comunicação

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário