Abapa: Diálogo entre produtores e Governo traz resultados positivos, diz Bergamaschi

Publicado em 08/06/2023 10:47

O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, defendeu as ações conjuntas entre governo e iniciativa privada, para viabilizar o desenvolvimento regional, no polo agrícola do Oeste da Bahia, durante sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na Bahia Farm Show. A iniciativa de trazer a casa parlamentar da Bahia para a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte-Nordeste partiu das comissões de Agricultura e Políticas Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Alba, e foi realizada, nesta quarta-feira (07), com a presença de produtores, autoridades locais e entidades representativas do agronegócio baiano. O objetivo foi discutir temas que contribuam com o desenvolvimento do setor, como a deficiência energética do estado, a falta de conectividade e a segurança no campo. 

Para Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa, o diálogo entre todos os envolvidos é fundamental para encontrar soluções para as dificuldades que surgem a cada dia. “A Bahia, como o Brasil, tem potencial para atender às demandas que o mundo exige, e uma delas é energia, produzida de forma renovável. O Brasil tem 44% de energia produzida de forma renovável, enquanto o mundo produz 14%. Se tiramos o Brasil, esse número cai para 12%. Então, o país - e isso inclui a Bahia - tem a oportunidade de atender às principais demandas mundiais”, afirmou o representante dos cotonicultores.

Parcerias de sucesso

Bergamaschi ainda citou, durante sua participação na reunião, exemplos de como o diálogo colaborou para a parceria entre produtores, associação dos cotonicultores e governo do Estado.

“A Operação Safra, por exemplo, trouxe segurança e tranquilidade para o trabalho. Outra ação importante foi a questão da infraestrutura de estradas. A união entre produtor, Governo do Estado e Abapa, com recurso dos produtores, irá entregar 300 quilômetros de estradas vicinais pavimentadas. Isso beneficiará não só a nossa logística da safra, mas a região, como um todo”, disse.

As demandas debatidas nos dias anteriores da feira com o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, também foram apresentadas pelo setor aos deputados baianos, sobretudo, as questões relacionadas à infraestrutura, à energia elétrica e  à segurança jurídica. “A gente precisa que a energia chegue, para que o produtor rural possa produzir”, disse o deputado estadual Manuel Rocha, presidente da Comissão de Agricultura, na abertura da reunião.

Participaram ainda do encontro os deputados estaduais Eduardo Salles, Júnior Nascimento, Luciano Araújo, Ricardo Rodrigues, Tiago Correia e Penalva; o presidente da feira, Odacil Ranzi; os secretários Wallison Oliveira (Tum) e Ângelo Almeida (Desenvolvimento Econômico) e o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário