Missão Compradores 2023 - De portas abertas para o mundo

Publicado em 25/07/2023 14:28
Fazendas, beneficiadoras e laboratórios brasileiros recebem a 7ª edição da Missão Compradores, que começa dia 28 de julho com a visita de 25 empresários da indústria têxtil mundial.

Vinte e cinco empresários da indústria têxtil mundial chegam ao Brasil para participar da Missão Compradores 2023 em julho. A partir do dia 28, a comitiva visitará os principais estados brasileiros produtores de algodão para conhecer o cotidiano das fazendas e unidades de beneficiamento de algodão e conferir, in loco, as iniciativas para garantir a qualidade da pluma nacional. A missão é realizada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), desde 2015.

A missão ocorre até 8 de agosto e é uma grande oportunidade para aproximar compradores e produtores do algodão brasileiro. “O objetivo é mostrar como produzimos algodão no Brasil de forma responsável. O profissionalismo da nossa agricultura, a tecnologia empregada e a qualidade da fibra são alguns dos pontos mais importantes que serão apresentados aos empresários”, afirma Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.

A programação começa em Mato Grosso, maior estado produtor, com 1,161 milhão de hectares cultivados na safra 2022/23. Durante o “Workshop Cotton Brazil”, que será realizado em um resort em Chapada dos Guimarães, a Abrapa apresentará dados da cotonicultura brasileira, revelando, entre outros, a expectativa de produção de 3,07 mil toneladas em 1,67 mil hectares no ciclo 2022/23.

Em seguida, os empresários visitarão fazendas nos municípios de Sapezal, Campo Verde e Primavera do Leste. Além de aspectos produtivos e socioambientais, será a oportunidade de poderem verificar como é o trabalho nas unidades de beneficiamento de algodão. Outra estrutura importante na agenda de visitação é a rede de laboratórios de análise de qualidade.

Na Bahia, segundo estado produtor, com 312,6 mil hectares em 2022/23, a agenda inclui visitas a fazendas em São Desidério e Luiz Eduardo Magalhães. Os industriais também conhecerão o Centro de Análises de Fibras da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa).

“Durante a Missão Compradores, podemos conhecer melhor a realidade de quem nos visita, assim como eles acompanham o cotidiano de quem produz. Essa troca é muito rica, porque podemos fidelizar as relações e compreender melhor as demandas e exigências dos clientes do algodão brasileiro em todo o mundo”, pondera Marcelo Duarte, diretor de Relações Internacionais da Abrapa.

Ainda na Bahia, a comitiva visita unidades de beneficiamento de algodão que participam do Programa Brasileiro de Qualidade do Algodão. O programa certifica a qualidade da pluma produzida no país e é desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Abrapa. Em Brasília, na sede da Abrapa, os industriais conhecerão o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA).

A Missão Compradores está em sua sétima edição. Neste ano, participam representantes da Índia, Paquistão, Malásia, Bangladesh, Turquia, China e Vietnã. Esses sete mercados estão entre os dez maiores importadores globais de algodão. Juntos, receberam 1,24 milhão de toneladas exportadas pelo Brasil, no atual período comercial (2022/23), representando 90,2% do total embarcado. 

A participação do algodão brasileiro no total de importação desses países ainda pode crescer significativamente. No fechamento da temporada 2021/22, a maior participação da fibra nacional nesses mercados foi na Malásia (67%) e na China (27%). Nos demais países convidados para a missão (Índia, Paquistão, Turquia e Vietnã), a pluma brasileira representou menos de 20% do total importado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário