Brasil inicia eventos internacionais sobre algodão pela Índia
O Brasil começa pela Índia o primeiro evento internacional do ano comercial 2024/25. O seminário Cotton Brazil Outlook ocorre nesta sexta (13), no hotel The LaLit New Delhi, às 10h, na capital Nova Déli. O seminário, promovido pelo Cotton Brazil pela primeira vez de forma presencial na Índia, é dirigido a empresários, investidores e lideranças governamentais inseridos na indústria têxtil indiana.
O Cotton Brazil é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) para promover o algodão brasileiro em escala global. O programa tem parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e apoio da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea).
Segunda maior consumidora de algodão no mundo, a Índia é um dos mercados prioritários do Brasil. Um dos objetivos do Cotton Brazil Outlook é mostrar como o algodão brasileiro pode contribuir para ampliar a competitividade da indústria têxtil indiana em escala global, com a oferta de um produto de qualidade com preços atrativos.
“Nos últimos anos, ampliamos nossa presença no mercado internacional com algodão cultivado com responsabilidade socioambiental. Mais de 80% da nossa safra tem certificação socioambiental e alto índice de qualidade. É uma pluma sem contaminação e 100% rastreável”, citou o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel.
No ano comercial 2023/24, que terminou em julho, o Brasil conquistou pela primeira vez o posto de maior exportador mundial de algodão, à frente dos Estados Unidos. O país sul-americano também se destaca por produzir 37% da oferta mundial de algodão certificado Better Cotton.
Entretanto, os brasileiros respondem por apenas 5% do pujante mercado indiano. De agosto de 2023 a julho de 2024, a Índia importou 8,09 mil toneladas de pluma brasileira – menos da metade do volume registrado no ciclo anterior (16,5 mil toneladas). Já no ciclo 2021/22, a importação foi de 21,8 mil toneladas. O maior volume de algodão comercializado entre Índia e Brasil foi em 2001/02: 34,1 mil toneladas. Em 2019/20, chegou a 32,4 mil toneladas.
Durante o seminário, será apresentado o status atual da safra 2024/25 nas lavouras brasileiras. Projeções de exportação, indicadores e tendências também estarão em pauta. Além de executivos da Abrapa, o presidente da Anea, Miguel Faus, participa do evento.
O Cotton Brazil Outlook é um seminário direcionado a convidados e inclui uma sessão de perguntas e respostas. O evento é realizado pelo Cotton Brazil com apoio da Embaixada do Brasil em Nova Déli e em parceria com a Wazir Advisors.
0 comentário
Trigo fecha terça-feira em leve baixa na Bolsa de Chicago
Algodão fecha 3ª feira com leve queda em Nova York, após sessão de ajustes
Algodão abre em alta na Bolsa de Nova York nesta terça-feira
Após 2 anos de pouca volatilidade, mercado do algodão trabalha com oscilações significativas nas cotações futuras
Farelo de algodão avança na nutrição animal, mas exige critério para não virar problema no campo
Chuvas intensas em Mato Grosso atrasam plantio e elevam riscos à produção do algodão