StoneX revisa para baixo estimativa de produção de algodão para 2025/26

Publicado em 25/11/2025 13:10

A nova estimativa de produção de algodão brasileiro na safra 2025/26, aponta para uma redução de 11% na comparação com o ano anterior de acordo com a StoneX, empresa global de serviços financeiros. Com isso, espera-se que o Brasil colha 3,7 milhões de toneladas de pluma no ano que vem, cerca de 1% a menos do que era esperado na estimado no levantamento anterior.

A diminuição está diretamente ligada à reavaliação da área plantada, especialmente no estado da Bahia, que deve semear 393 mil hectares, 5% a menos do que na safra 2024/25. De acordo com Raphael Bulascoschi, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, a queda reflete a frustração das expectativas de rentabilidade, motivada pelos preços baixos no mercado global, que tornam a cultura menos atrativa para os produtores.

No Mato Grosso, a estimativa permanece em 1,42 milhão de hectares – queda de 90 mil hectares no comparativo anual – mas o cenário ainda apresenta incertezas. A possibilidade de atraso na semeadura da soja, causada por chuvas irregulares, pode impactar o plantio do algodão de segunda safra no início de 2026.

Apesar da redução na produção, as exportações brasileiras seguem robustas. Na reta final da safra 2024/25, os embarques devem atingir 3 milhões de toneladas, conforme estimativas anteriores. Para o próximo ano, mesmo com menor oferta, o Brasil deve manter sua posição como principal fornecedor global de algodão.

unnamed

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
StoneX

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário