China deve importar menos algodão em 2011

Publicado em 29/07/2011 10:58 550 exibições
As importações chinesas de algodão devem ficar abaixo das expectativas do mercado. Este ano, o volume de compras deve atingir 2,5 milhões de toneladas, informou nesta quinta-feira, 28, a Associação de Algodão da China. Em 2010, o país asiático importou 2,84 milhões de toneladas. De acordo com a entidade, a demanda menor da indústria têxtil deixa os traders à margem devido à queda acentuada dos preços.

Segundo a entidade, a safra de algodão do país também será maior este ano, reflexo da expansão de 5,5% das lavouras e aumento de mais de 5% na produtividade. Mesmo assim, as cotações podem seguir em queda neste segundo semestre, à medida que deve haver uma desaceleração no setor e a produção doméstica deve aumentar.

"É difícil para alguns traders de algodão e processadoras continuar em operação, já que seus produtos não são comercializáveis e eles enfrentam pressão para pagar os empréstimos bancários", esclareceu a associação.

 Os preços da fibra recuaram 35% desde que atingiram um nível recorde em fevereiro, registrando o maior declínio entre as commodities agrícolas neste ano.

Para conter a tendência de baixa do algodão o governo chinês comprará ofertas da nova safra por 19.800 yuans por tonelada para suas reservas a fim de proteger os interesses dos produtores.

Tags:
Por:
Ana Paula Pereira
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário