O que é clean label? Entenda o conceito que vem ganhando a preferência do consumidor na hora de comprar alimentos

Publicado em 22/03/2022 11:01
O termo está relacionado ao consumo saudável e consciente

De um tempo para cá, o termo clean label que, em uma tradução livre, significa “rótulo limpo” vem ganhando espaço na dispensa do consumidor por estar relacionado ao consumo saudável e consciente. Ainda pouco conhecido no Brasil, o conceito indica que o produto é feito com ingredientes conhecidos como “comida de verdade” e na sua forma mais natural. Isso significa que corantes, conservantes ou adoçantes artificiais estão fora da composição.

Não há regulamentação sobre o assunto no Brasil ou no exterior que diga o que é ou não um produto clean label. Mas o consumidor consegue identificar observando o rótulo dos alimentos. Uma simples conferida na composição é o suficiente. Se o cliente conseguir identificar todos os ingredientes utilizados, significa que aquela marca adota transparência na escolha dos ingredientes. Nomes estranhos ou desconhecidos são sinais de alerta para quem busca por uma alimentação mais saudável.

Rodrigo Carvalho, sócio da A Tal da Castanha, empresa líder em produção e comercialização de bebidas vegetais, lembra um pouco da trajetória da marca que conseguiu trazer ao mercado um conceito que até então era inédito para os brasileiros. “A Tal da Castanha trouxe para o nosso mercado a proposta inovadora de criar uma bebida vegetal à base de castanha de caju e nada mais, oferecendo um produto simples, puro, saudável e inédito no país. O grande desafio foi fazer tudo do zero. Quando começamos, não tínhamos nenhuma indústria com conhecimento para fazer a bebida, mas a ideia estava muito clara. Pensamos em todo o processo de produção e fizemos parcerias importantes com nutricionistas para tornar possível ”, conta o executivo.

A máxima de “menos é mais” está enraizada no DNA da marca, desde o seu primeiro lançamento: Original que leva apenas água e castanha-de-caju. De lá para cá, já são nove sabores diferentes que combinam diferentes oleaginosas, a exemplo da castanha de caju, castanha do Pará e amêndoas que podem ser encontradas nas bebidas. 

O mais recente lançamento da marca foi o Choconuts Zero que  trouxe uma combinação de ingredientes tipicamente brasileiros e 100% naturais. A nova versão do achocolatado leva cacau, castanha de caju orgânica e sustentável, sendo adoçado com eritritol e stevia, ambos naturais e na medida certa. A bebida de rótulo limpo também é rica em cálcio e, assim como as demais da marca, dispensa o uso de aditivos como espessantes, corantes, conservantes e edulcorantes artificiais.

“O mundo está virando uma chave. No futuro, vamos achar esquisito tomar um produto com tantos ingredientes e que não respeita o meio ambiente”, finaliza Carvalho.

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Fonte:
Assessoria de Comunicação

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