Mistura de biodiesel será decidida em março, diz governo

Publicado em 24/02/2023 14:05

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - Um eventual aumento da mistura de biodiesel ao diesel no Brasil neste ano será definido em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) prevista para acontecer em março, informou nesta sexta-feira o Ministério de Minas e Energia, à Reuters.

O ministério não respondeu imediatamente se o percentual atual de mistura de 10% de biodiesel prosseguiria em março ou até a realização da reunião do CNPE, um órgão integrado por ministros e de aconselhamento ao presidente da República. Uma data exata do encontro não foi divulgada.

A indústria de biodiesel tinha expectativa de contar uma decisão sobre um aumento da mistura ainda em fevereiro, para que ela passasse a vigorar em março.

Uma definição célere do índice de mistura de biodiesel no diesel seria importante para o planejamento do setor, uma vez que o percentual influencia no volume de processamento de soja, a principal matéria-prima do biocombustível.

No Brasil, 65,76% da produção de biodiesel se deu a partir do óleo de soja em 2022, segundo dados da agência reguladora ANP.

Além da produção de óleo, quanto maior o processamento da oleaginosa maior também é a disponibilidade de farelo de soja, usado como matéria-prima de ração animal.

Nesta sexta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que o governo pretende aumentar o percentual da mistura de biodiesel no diesel, mas não deu detalhes.

"Precisamos aumentar o percentual do biodiesel no diesel, está em 10% e já foi 13%, foi reduzido no governo passado", disse Alckmin, após se reunir com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Segundo o vice-presidente, o biodiesel é uma agenda positiva, pois agrega valor a produtos do Brasil, além de reduzir emissões que poluem o meio ambiente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário