ANP anuncia leilão complementar de biodiesel depois de L75 se prolongar por 5 dias

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que vai realizar um leilão de biodiesel complementar ao que está em andamento (L75), depois que a terceira etapa do certame se prolongou por cinco dias e continua nesta quarta-feira.
Todo o volume disponibilizado pelos produtores com Selo Combustível Social - 1.166.420m3 - já foi comercializado, mas o processo de recompra realizado pelas distribuidoras para acomodações logísticas vem prolongando a duração do certame e elevando o preço médio do produto. Ontem, o preço já havia alcançado R$ 4.625,62/m³, acima do preço que provocou a suspensão do leilão no início do mês.
Ainda falta também a etapa que acomoda os produtores sem o Selo Combustível Social.
Segundo fontes, o leilão complementar foi uma maneira da ANP mandar um recado às distribuidoras de que não vai faltar produto no mercado, e provavelmente as compras a partir de agora serão destinadas ao abastecimento em outubro, já que o mês de setembro já foi garantido.
“O volume comprado corrigiu uma defasagem de estoques zerados, pelo insucesso dos últimos leilões de estoque. O B10 corresponderia a 1.100.000 m³ para o abastecimento do mercado em setembro e outubro”, explica o presidente da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Juan Diego Ferres.
A Ubrabio, cujos associados foram responsáveis por cerca de 42% do volume ofertado no L75, ressalta ainda que o atual leilão resolve definitivamente o impasse da interrupção do leilão anterior e a redução da mistura de B12 para B10, durante os meses de setembro e outubro.
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025