Biodiesel: Abiove conclui recertificação das usinas associadas

Publicado em 24/11/2020 15:18

Todas as usinas produtoras de biodiesel das associadas da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) acabam de concluir a recertificação do Selo de Selo de Qualidade Bio+, lançado pela entidade em maio de 2020. A certificação atesta que a qualidade do biodiesel produzido pelas usinas certificadas está em conformidade com as especificações técnicas das fases futuras do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Ministério do Meio Ambiente, no segmento de veículos leves e pesados do ciclo diesel.  

“Os resultados colhidos após esses seis primeiros meses de certificação dão todas as demonstrações de que se trilhou o caminho certo” afirma Vicente Pimenta, coordenador do programa Bio+. “Foram produzidos, por todas as usinas certificadas, cerca de 1 bilhão de litros de biodiesel com especificação superior. A quantidade de problemas de qualidade no cliente somadas todas as usinas certificadas foi zero”.  

A exigência mais rigorosa da especificação da Abiove também resultou na redução nos metais, totalizando 2,4 toneladas de cálcio e magnésio, 2,4 toneladas de sódio e potássio e 4,8 toneladas de fósforo. Os catalisadores dos veículos que usaram esse combustível deixaram de receber essa carga importante de metais.  

“A meta agora é manter ao longo do próximo ano a inexistência de problemas de qualidade, além da redução contínua desses metais”, destaca Pimenta. O Comitê da Qualidade, que conta com integrantes de todas empresas e é presidido por consultor independente, continuará monitorando a qualidade do biocombustível que é expedido pelas usinas certificadas e os equipamentos do ciclo diesel poderão contar com um produto produzido que segue a melhor especificação técnica do País.  

O processo de homologação do Selo, neste momento aplicável apenas às associadas, possui um rito severo para que as usinas possam obter o selo. As empresas precisam coletar registros completos da qualidade de seus produtos durante um período de dois meses e 100% da especificação deve estar atendida. Neste meio tempo, uma empresa de terceira parte, independente e acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realiza coletas e análises do produto destas usinas, devendo o resultado externo também estar 100% em conformidade.  

Usinas recertificadas: 

ADM unidade Joaçaba 
ADM unidade Rondonópolis 
Binatural unidade Formosa 
Bunge unidade Nova Mutum 
Cargill unidade Três Lagoas 
Cofco unidade Rondonópolis 
Fiagril unidade Lucas do Rio Verde 
JBS unidade Campo Verde 
JBS Unidade Lins 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Abiove

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário