Abiove reage à Petrobras e diz que 'diesel verde' pode quebrar produtores de biodiesel

Publicado em 14/12/2020 13:06

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A eventual aprovação pelo governo do chamado "diesel verde" da Petrobras para compor a mistura de biodiesel poderia levar a uma ociosidade de indústrias do biocombustível que resultaria em falência de empresas do setor, avaliou nesta segunda-feira o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

O pleito da Petrobras para compor o mandato obrigatório de biodiesel no diesel, atualmente em 12%, não faz sentido, visto que a petroleira a princípio processaria 5% de óleo vegetal com o diesel, disse o presidente da Abiove, André Nassar, a jornalistas.

Para ele, há "oportunismo" nesta discussão, em momento em que a Petrobras procura vender cerca de metade de sua capacidade de refino no país, ao mesmo tempo em que a empresa busca formas de reduzir sua pegada de carbono e se tornar ambientalmente mais sustentável.

Nassar disse ainda que a petroleira pode "roubar" mercado de biodiesel, caso receba um "favor" do governo para participar do mandato obrigatório com um produto que não é biodiesel.

Ele disse que o "diesel verde" é uma mistura de diesel com óleo vegetal hidrogenado, que assim fica com características de diesel fóssil.

A discussão no governo sobre a regulamentação do chamado "diesel verde" ocorre em momento em que o setor de biodiesel também está em transição, com o governo tendo anunciado na semana passada mudanças no modelo de compra de biodiesel, até agora realizada em sistema da Petrobras, por meio de leilões públicos. Essas alterações seriam realizadas até o início de 2022.

O presidente da Abiove afirmou que há sinalização "muito clara" de uma mudança completa no modelo de biodiesel.

Ele declarou que o setor está "confortável" com o modelo de biodiesel atual e disse que está preparado para "longas" negociações em 2021.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário