Abiove: Preço do biodiesel segura alta do diesel comercial
O brasileiro começou 2021 com nova alta nos preços do diesel A. O reajuste anunciado pela Petrobras em 29/12 é o último de uma série de quatro altas em menos de dois meses, que já totaliza um aumento 19,22% no preço da parcela que compõe 88% do diesel comercial (diesel B), que abastece a frota de veículos do ciclo diesel no Brasil. A boa notícia é que o biodiesel, que compõe os outros 12%, começa o ano com 20,29% de redução nos preços, queda que, se repassada integralmente para o consumidor, representará redução de R$ 0,12/litro nos postos.
“O preço do biodiesel, além de ter sofrido queda, ficará estável ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, previsibilidade garantida pelo sistema de comercialização em leilões”, explica Daniel Furlan Amaral, economista-chefe da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). “O sistema de leilões não somente deixa o mercado menos suscetível à volatilidade de preços como as que assistimos agora com o diesel A, como garante maior competição entre os ofertantes do leilão que resulta em melhores preços e um produto nacional de qualidade para os consumidores”, reforça.
Em março de 2021, a mistura de biodiesel no diesel comercial será elevada para 13% (B13), mantendo o País entre as lideranças mundiais na produção e uso desse biocombustível. Também neste ano, a ABIOVE projeta processamento recorde de matérias primas - soja e óleo de soja -, a qual responde à demanda da indústria de biodiesel e proporciona maior oferta de farelo proteico. Até 2023, o país atingirá a mistura de 15% (B15), a qual foi aprovada em testes coordenados pelo Ministério de Minas e Energia (MME).
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025