Interrupção do leilão de biodiesel impediu que os preços caíssem, diz Abiove

Publicado em 08/04/2021 19:05

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A interrupção precoce do 79º leilão de biodiesel, realizada pela reguladora ANP nesta semana a pedido do Ministério de Minas e Energia, impediu que os preços do biocombustível caíssem com o desenvolvimento do certame, afirmou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

Sobre a continuidade do leilão, a associação que representa as principais tradings e processadoras de soja do Brasil disse que aguarda definições do governo.

Há rumores que o governo discutiu com o setor reduzir a mistura para dar continuidade ao leilão. O Ministério de Minas e Energia, a ANP e a Abiove não comentaram este assunto.

No momento de suspensão do leilão, na terça-feira, os preços do biocombustível já apontavam para 7,5 reais por litro, quase 3 vezes o valor do diesel fóssil nas refinarias da Petrobras, informou à Reuters a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Segundo a Abiove, o leilão foi "precocemente interrompido" quando havia capacidade para entrega de biodiesel para atender uma mistura superior a 14%, ou seja, maior do que os 13% do "blend" atual de biodiesel no diesel.

De acordo com a associação, a interrupção do leilão aconteceu na etapa de compras de pequenas usinas, denominada 3A, que representa somente entre 5% e 10%, respectivos mínimo e máximo definido na legislação, do total que as distribuidoras devem adquirir no leilão.

Terminada esta etapa 3A, cujos preços iniciais foram próximos aos dos Preços Máximos de Referência (PMR) estipulados pela ANP, disse a Abiove, o leilão seguiria normalmente para a aquisição dos 90% a 95% restantes. E haveria oferta de 1,37 bilhão e 1,44 bilhão de litros de biodiesel, volume muito superior à oferta das usinas pequenas.

"Ou seja, ao interromper o leilão precocemente, a ANP impediu que os deságios acontecessem, pois não permitiu que as empresas reapresentassem novos preços...", afirmou a Abiove em nota.

(Por Roberto Samora, com reportagem adicional de Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário