APROBIO manifesta perplexidade sobre a decisão do CNPE de manter entrada de novo modelo de comercialização de biodiesel

Publicado em 21/10/2021 08:50

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) manifesta sua perplexidade em relação à decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que ratificou, em reunião realizada nesta quarta-feira (20/10), a entrada em funcionamento do novo modelo de comercialização do biodiesel, a partir de 1º de janeiro de 2022.

Apesar do CNPE celebrar o fato de que a decisão "propiciará maior liberdade para os agentes e menor intervenção estatal", a falta de uma solução para a questão (acúmulo de imposto), a inexistência de uma regulamentação definitiva publicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a indefinição sobre o teor da mistura a ser praticado no próximo período para elaborar contratos, que hoje ainda não existem, são condições que podem gerar um colapso do abastecimento.

"O momento é de total imprevisibilidade para o planejamento dos produtores de biodiesel para atender uma demanda desconhecida, sem as bases regulatórias e de custos estabelecidas claramente para a compra de todo o volume para abastecer o mercado no primeiro bimestre", disse Julio Cesar Minelli, Diretor Superintendente da APROBIO.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
APROBIO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário