“A descarbonização precisa de biocombustível e o biocombustível precisa de mais aliados”, diz CEO da BSBios

Publicado em 04/05/2022 11:34
Empresário brasileiro Erasmo Carlos Battistella destaca em debate da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), a ser realizado nesta quarta (04/05), no Salão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, a importância da construção de alianças públicas e privadas para impulsionar o Turismo e o setor dos Biocombustíveis

O desenvolvimento do papel dos biocombustíveis no processo de descarbonização internacional está totalmente relacionado à mobilização de governos, organizações internacionais e muitos setores que precisam acelerar a transição energética em seus negócios. O Turismo sofreu muito com o impacto provocado pela pandemia em função da redução da mobilidade internacional. A retomada, neste momento, de forma sustentável e inclusiva, é o centro do Debate Temático de Alto Nível, a ser realizado nesta quarta-feira, dia 4 de maio, a partir das 10h (horário local, 11h horário de Brasília), promovido pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) no Salão da Assembleia Geral, Sede da ONU em Nova York.

Erasmo Carlos Battistella estará presente pessoalmente nesse fórum propondo uma aliança entre os setores públicos e privados para ampliar em grande escala as soluções dos biocombustíveis em conjunto com o crescimento sustentável do setor de Turismo. “É uma grande honra participar deste debate sobre Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovido pela Organização Mundial do Turismo”, destacou Battistella.

“Pela minha trajetória pessoal, liderando o debate de desenvolvimento do setor de biodiesel no país, e pela empresa que represento no Brasil, a BSBIOS, líder nacional na produção de biodiesel, com investimento no Paraguai e na Suíça, posso afirmar que represento iniciativas concretas em relação à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e que estão também totalmente vinculados atividade do Turismo”, completou.

Turismo como espaço para acelerar a transição
De acordo com o objetivo de desenvolvimento sustentável 7-- Energia Limpa e Sustentável, como um setor intensivo em energia, o Turismo pode acelerar a mudança para o aumento da participação de energia renovável no mix global de energia. Ao promover investimentos em fontes de energia limpa, o Turismo pode ajudar a reduzir os gases de efeito estufa, mitigar as mudanças climáticas e contribuir para o acesso à energia para todos. Os biocombustíveis são uma solução imediata e pronta para proporcionar a transição para uma matriz energética limpa.

No caso do objetivo 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis - O Turismo pode fazer avançar as infraestruturas e acessibilidades urbanas, promover a regeneração e preservar o património cultural e natural, ativos dos quais o Turismo depende. O investimento em infraestrutura de transporte mais eficiente, com redução da poluição do ar, deve resultar em cidades mais inteligentes e verdes, não apenas para os moradores, mas também para os turistas. Os biocombustíveis são uma solução para grandes cidades, no caso do transporte urbano e de carga, sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura de transição.

Para a meta 13 -- AÇÃO CLIMÁTICA, as partes interessadas no Turismo devem desempenhar um papel de liderança na resposta global às mudanças climáticas. Ao reduzir sua pegada de carbono, no setor de transporte e hospedagem, o Turismo pode se beneficiar de um crescimento de baixo carbono e ajudar a enfrentar um dos desafios mais prementes do nosso tempo. Os biocombustíveis são uma solução imediata para reduzir as emissões de carbono e garantir a preservação das belezas ambientais que motivam os turistas a viajar.

Seis meses se passaram desde a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática 2021 (COP26) em Glasgow, na Escócia. Segundo Battistella, “todos nós que estávamos lá pudemos ver a urgência demonstrada pelos líderes mundiais em cumprir os compromissos para uma economia NET ZERO. E para isso, a mobilidade global, seja por ar, mar, rios, estradas ou ruas, desempenha um papel fundamental. A questão que fica é se hoje já existe um combustível capaz de permitir a transição de energia de baixa emissão no transporte com baixo custo”.

No Salão da Assembleia Geral da ONU, Battistella vai destacar o fato de que os biocombustíveis se enquadram perfeitamente neste censo de urgência do qual todos falam para atingir as metas de descarbonização: “Estamos prontos e podemos reduzir as emissões em todos os modais de transporte: o Ferroviário, o Rodoviário (nas estradas e nas cidades), o Aéreo e o Aquaviário (nos mares e rios)”.

Como afirma o documento "Sustainable Aviation Fuel Policy Toolkit" do Clean Skies for Tomorrow (iniciativa de empresas e organizações de alta ambição que trabalham para descarbonizar a aviação global por meio de combustíveis de aviação sustentáveis e outras tecnologias de próxima geração), o fornecimento suficiente de biocombustíveis avançados requer produção, o que requer grandes investimentos, que por sua vez requerem estruturas regulatórias confiáveis e duradouras.

“Precisamos de políticas públicas claras e estruturas regulatórias estáveis para atrair novos investimentos comprometidos em produzir um combustível que tornará a transição possível. A Organização Mundial do Turismo pode ser uma referência global nesse desafio.”

Erasmo Carlos Battistella, CEO da BSBIOS

“Sem um marco regulatório claro que defina uma demanda mínima, os investimentos podem ser lentos em vir, o que diminuirá a velocidade da transição energética. Continuamos a fazer progressos em nossa grande aposta na produção avançada de biocombustíveis, entretanto, esta é uma batalha que requer o envolvimento de governos, organizações internacionais e muitos setores que precisam acelerar a transição energética em seus negócios. O biocombustível avançado precisa de aliados para que possa fornecer em grande escala suas soluções de descarbonização, e a Organização Mundial do Turismo pode ser uma referência nesse desafio”, completou Battistella sobre a importância de sua participação em debate na ONU.

Cenário do Turismo

- O Turismo contribui com 5% das emissões globais: 1,6 bilhões de toneladas de CO2

- Houve aumento do turismo global em mais de 50% entre 2016 e 2030 (medido em número de chegadas internacionais e domésticas, todas as regiões, média 3,3% a.a. entre 2016 e 2030 para o turismo internacional)

- 4,2% ao ano entre 2016 e 2030 para o turismo interno

- A principal fonte de emissões no setor vem dos transportes: 75%

- Reduzir as emissões do turismo significa reduzir as emissões do transporte que transporta turistas: principalmente aviões e carros, mas também ônibus e navíos

- Vários países têm suas companhias aéreas começando a voar com bioquerosen de aviação SAF. Várias cidades estão utilizando o diesel renovável HVO para o transporte público

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
BSBios

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário