Diesel sobe 4,4% nos postos em maio, diz Ticket Log; ValeCard vê alta de 0,9% em gasolina
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O preço médio do diesel nos postos brasileiros subiu 4,4% no mês de maio ante abril, para 7,17 reais por litro, segundo levantamento feito pela Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil.
O Índice de Preços Ticket Log (IPTL) mostrou ainda que o diesel tipo S-10 teve acréscimo de 4,14% no período, atingindo 7,28 reais por litro.
O diesel registra uma sequência de seis altas consecutivas e está 29% mais caro se comparado aos valores do início do ano e 53% mais caro frente a um ano atrás, disse em nota Douglas Pina, diretor-geral de mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.
A elevação de preços do combustível ocorre em meio aos impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre o mercado de petróleo --o que tem levado a reajustes por parte da Petrobras nas refinarias-- e diante de preocupações de agentes com escassez de diesel no país.
Na análise por regiões, o preço do diesel comum teve alta generalizada em maio. O Norte mostrou a maior elevação de preços no mês, de 4,83%, com o combustível atingindo 7,43 reais. A região também registrou a média mais cara para o S-10, vendido a 7,56 reais, com alta de 4,03%.
Não houve recuo dos valores do combustível em nenhum Estado em maio. A média mais alta de preços foi observada no Acre para o tipo comum (7,77 reais, +2,74% no mês) e no Amapá para o S-10 (7,85 reais, +0,73%).
O levantamento é feito com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.
GASOLINA
Já o preço médio da gasolina no Brasil encerrou o mês de maio a 7,592 reais por litro, 0,9% acima do registrado em abril, segundo a ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.
O valor de maio é o maior já registrado pelo levantamento da ValeCard, que começou a ser realizado em janeiro de 2019. Nos últimos 12 meses, a gasolina registra alta de 30,18%.
Na abertura por Estados, Bahia (5,77%), Amapá (3,56%) e Ceará (1,87%) registraram as maiores altas no valor do combustível em maio. Já as maiores quedas foram observadas em Pernambuco (-1,32%), Rio Grande do Norte (-1,31%) e Acre (0,43%).
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025