Senado conclui votação da PEC dos Biocombustíveis e texto segue para Câmara

Publicado em 14/06/2022 13:04 e atualizado em 14/06/2022 15:25

Logotipo Reuters

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário do Senado concluiu no início da tarde desta terça-feira a votação em dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece benefícios tributários para fontes limpas de energia, batizada de PEC dos Biocombustíveis, e a matéria seguirá agora para apreciação da Câmara dos Deputados.

A proposta no primeiro turno de votação recebeu 68 votos a favor e nenhum contra; no segundo turno, 72 votos a favor e nenhum contra.

Inicialmente, governistas defenderem o adiamento da votação da PEC para realização de ajustes à propostas, mas posteriormente recuaram e decidiram apoiar a votação da proposta da forma como foi apresentada e procurar fazer modificações nela durante a tramitação na Câmara.

Essa é uma das propostas com o objetivo de tentar reduzir o preço dos combustíveis no país.

A PEC dos Biocombustíveis é importante para o etanol não perder competitividade frente à gasolina, considerando que as alíquotas do ICMS dos biocombustíveis já são menores que as do combustível fóssil, que o governo quer baixar e fixar em 17% como teto.

As incertezas relacionadas à tributação de combustíveis têm afetado o mercado de açúcar, uma vez que, se o etanol perder competitividade para a gasolina, usinas tendem a produzir mais o adoçante.

VOTAÇÃO

O processo de votação foi iniciado pouco depois de o líder do governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), defender o adiamento da votação da PEC e ver seu pleito negado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Durante a sessão de discussão da matéria, Portinho disse que o governo tem sido procurado pelo setor e que gostaria de fazer "alguns ajustes" à proposta, chegando inicialmente a propor o adiamento da votação até a próxima semana.

O autor da PEC, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou sentir que o desejo dos líderes era votar a proposta nesta terça, lembrando que o texto foi apresentado na semana passada. Ele colocou-se contra qualquer alteração e disse que não houve qualquer emenda ou proposta de alteração apresentada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário