III Biodiesel Week terá a presença de parlamentares, pesquisadores e autoridades internacionais

Publicado em 09/08/2022 17:49
Para celebrar o Dia Internacional do Biodiesel, comemorado em 10 de agosto, a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) promove, de 10 a 12 de agosto, a Biodiesel Week, que, em 2022, chega à sua terceira edição de forma ampliada e com participação presencial no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados, em Brasília

Um dos principais eventos sobre biocombustíveis do país já tem a presença confirmada de parlamentares, pesquisadores e autoridades internacionais para debater o papel deste biocombustível no desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo.

Em 2022, além da abertura, o evento contará com três mesas temáticas, que serão palco de debates sobre as externalidades positivas da cadeia do biodiesel, com repercussão positiva tanto na economia quanto no meio ambiente.

Haverá transmissão ao vivo no canal da Ubrabio no YouTube, aberta ao público em geral. Também será possível participar via plataforma Zoom. Nesse caso, é necessário fazer inscrição prévia para obtenção de certificado de participação pelo site https://biodieselweek.com.br/

A cerimônia de abertura do evento está marcada para as 9h, no auditório Freitas Nobres, na Câmara dos Deputados. Entre os nomes já confirmados estão deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), o diretor da Agência nacional do Petróleo, Gás natural e Biocombustíveis (ANP) Daniel Maia e o presidente do Conselho Superior da Ubrabio, Juan Diego Ferrés. As falas iniciais se concentrarão no papel do biodiesel no desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo, considerando os aspectos econômicos, sociais, ambientais e de saúde pública, além das questões de governança, o mercado do biodiesel e os biocombustíveis do futuro.
 
Mesas temáticas
Com o tema “Biodiesel no Congresso Nacional”, a primeira mesa do evento irá tratar do debate construtivo e plural que beneficie o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva deste biocombustível. Formada por parlamentares de diferentes visões ideológicas e partidos políticos, a mesa irá explorar também quais caminhos as principais candidaturas postas neste momento estão tratando das questões relacionadas aos biocombustíveis e seu papel no desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.

Para esta mesa estão conformados os deputados federais Márcio Macêdo (PT-SE), Alceu Moreira (MDB-RS) e Arnaldo Jardim (Cidadania-SP). A mediação será do também deputado federal Pedro Lupion, presidente da FPBio.

A segunda mesa tem como tema “Experiências internacionais de uso do biodiesel e benefícios à sociedade”, e terá a participação de embaixadores, adidos comerciais e pesquisadores que abordarão as experiências internacionais e os compromissos de metas ambientais assumidos pelos países na transição para modelos econômicos de baixo carbono.

Para debater o assunto, marcaram presenças o S.E. o SR Edi Yusup, embaixador da República da Indonésia, o adido agrícola da Embaixada da Argentina, Ministro Javier Dufourquet, e Bony Berger, conselheira para assuntos econômicos e comerciais e chefe da seção comercial da Embaixada do Canadá no Brasil, e o professor de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor da Ubrabio, Donato Aranda. A mesa terá como mediador Renato Godinho, chefe da Divisão de Energia Renovável do Ministério das Relações Exteriores.

Para discutir o tema “Biodiesel e desenvolvimento regional”, a terceira mesa vai tratar das oportunidades geradas pelo Selo Biocombustível Social, que garante a participação das famílias no mercado de biocombustíveis, além dos benefícios da produção de matéria-prima para o biodiesel, os empregos qualificados e mais bem remunerados nas usinas de biodiesel. Essa mesa será formada por secretários de Estado, agricultores familiares e representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com a moderação de Guilherme Bastos, secretário de Política Agrícola do Mapa, a mesa será composta por Cristiane Alckmin Junqueira Schmidt, secretária de Economia do Estado de Goiás, Rogério Luiz Gallo, secretário-chefe da Casa Civil do Estado de Mato Grosso, Antonio Cardozo, presidente da União nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes-AL), e Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Mapa.

Acompanhe, AQUI, a programação completa

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ubrabio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário