Agropalma retoma produção de biodiesel no Pará

Publicado em 12/08/2022 13:37
A usina receberá os subprodutos dos processos produtivos da companhia e deverá entrar em operação no fim de 2023

A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, iniciou as obras de reativação de uma planta industrial, no Pará, para produção de biodiesel. “A expectativa da empresa é começar a operação no fim de 2023. Inicialmente, poderão ser produzidos até 18.000 m3 de biodiesel por ano”, revela Edison Delboni, Diretor de Operações Refinarias da Agropalma. 

A Agropalma foi uma das primeiras empresas do país a produzir biodiesel, tendo atuado nesse setor entre os anos de 2005 e 2010. Apesar do anúncio, o diretor comercial da companhia, André Gasparini, reforça que o objetivo da empresa não é se tornar um grande player desse segmento. A estratégia da Agropalma seguirá sendo comercializar soluções em óleos e gorduras de alto valor agregado para as indústrias, especialmente as de alimentos e cosméticos. 

“Apesar de não ser um volume expressivo, a reativação da usina de biodiesel cumprirá uma função estratégica de dar uma destinação mais nobre aos subprodutos dos processos produtivos da Agropalma. Atualmente, destinamos esse material para produtores de biodiesel mas, com o avanço tecnológico, a companhia entendeu ser operacionalmente e financeiramente mais vantajoso transformar, em sua própria usina, essa matéria prima em biodiesel”, explica o executivo. 

O foco prioritário da Agropalma será fornecer esse insumo para os mercados das regiões Norte e Nordeste. Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), essas localidades são mais distantes das refinarias nacionais e, portanto, mais dependentes da importação de combustível. 

Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável feito a partir de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. No caso da Agropalma, ela é extraída do processo de produção de óleos e gorduras. Sua principal finalidade é substituir parcialmente  o óleo diesel usado em automóveis pesados, como caminhões e ônibus.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agropalma

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário