Agropalma retomará produção de biodiesel no Pará em 2023

Publicado em 15/08/2022 11:56

Logotipo Reuters

(Reuters) – A Agropalma deu início às obras de reativação da planta industrial no Estado do Pará para retomar a produção de biodiesel a partir de produtos do óleo de palma no fim de 2023, informou a companhia nesta sexta-feira.

A operação de biodiesel da companhia foi descontinuada em 2010 porque “a usina utilizava apenas o ácido graxo de palma para a produção de biodiesel, e a operação deixou de ser financeiramente viável”.

A Agropalma –grande produtora de óleo de palma, com seis indústrias de extração, duas refinarias e um terminal de exportação– disse que agora novas tecnologias disponíveis permitirão a utilização dos resíduos do processo de produção do óleo de palma para a fabricação do biodiesel.

“Atualmente, destinamos esse material para produtores de biodiesel, mas, com o avanço tecnológico, a companhia entendeu ser operacionalmente e financeiramente mais vantajoso transformar, em sua própria usina, essa matéria-prima em biodiesel”, disse em nota o diretor de Operações Refinarias da Agropalma, Edison Delboni.

Inicialmente, poderão ser produzidos até 18 milhões de litros de biodiesel por ano, que serão destinados principalmente para o Norte e Nordeste. Em 2021, o Brasil produziu 7 bilhões de litros do biocombustível, segundo a reguladora ANP.

“Apesar de não ser um volume expressivo, a reativação da usina de biodiesel cumprirá uma função estratégica de dar uma destinação mais nobre aos subprodutos dos processos produtivos da Agropalma”, acrescentou Delboni.

A Agropalma não revelou o valor do investimento para a reativação da planta, por se tratar de informação estratégica.

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário