Alta do etanol hidratado na usina perde força, mostra Cepea; anidro avança 2,1%

Publicado em 24/10/2022 16:52

Logotipo Reuters

(Reuters) – O movimento altista nos preços do etanol hidratado no Estado de São Paulo perdeu força na última semana, segundo o Indicador Cepea/Esalq, enquanto o do anidro (adicionado à gasolina) se manteve persistente, com poucos volumes comercializados.

O hidratado fechou a semana a 2,7211 reais o litro (sem ICMS e PIS/Cofins), avanço de 0,04% ante a anterior, com poucos negócios fechados por distribuidoras, que continuam recorrendo aos estoques.

Já o anidro ficou 2,1% mais caro na comparação semanal, encerrando a 3,1056 reais o litro. O suporte também veio da postura firme do vendedor, em meio a um cenário de chuvas em parte das regiões produtoras e de incertezas relacionadas à chegada do final da safra e às eleições presidenciais, cujo segundo turno acontece no próximo domingo.

Em análise, o Cepea afirmou nesta segunda-feira que em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro foi 9,3% maior que o do hidratado em São Paulo na última semana.

Com 27% da composição na gasolina, o anidro vem contribuindo para a alta do combustível nas bombas e tende a manter esse protagonismo nas próximas semanas, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.

Na segunda e terceira semanas de outubro, os preços da gasolina comum nos postos do Brasil subiram 1,5% e 0,4%, respectivamente, segundo levantamento da reguladora ANP, interrompendo uma sequência de reduções desde junho.

Segundo o Cepea, entre os Estados produtores a relação entre os preços do etanol hidratado e da gasolina ficou abaixo de 70% somente em Goiás (69,6%) e Mato Grosso (63,9%) na última semana (dados da ANP), ficando acima em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Para motoristas, é mais vantajoso abastecer com etanol hidratado quando o preço está abaixo da proporção de 70% em relação à gasolina.

 

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário