Produtores sul-americanos de biocombustíveis cobram medidas para alavancar investimentos

Publicado em 27/10/2022 15:47

Logotipo Reuters

(Reuters) - Associações de produtores de biocombustíveis da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Uruguai lançaram um manifesto, nesta quinta-feira, cobrando a implementação de medidas para o avanço dos investimentos no setor na região, como estratégia de transição energética.

No documento "Manifesto em Defesa dos Biocombustíveis", as entidades signatárias destacaram a importância de se definirem marcos regulatórios que garantam investimentos e pesquisas científicas e tecnológicas sobre biocombustíveis, visando ao cumprimento dos compromissos assumidos para a descarbonização no Acordo de Paris.

O setor defende, ainda, a elaboração de "roteiros claros" e planejamentos energéticos de longo prazo, capazes de atrair a confiança de investidores, além de um plano regional de transição energética voltado ao financiamento de projetos.

"Os biocombustíveis oferecem uma oportunidade para uma verdadeira transição energética, bem como para o desenvolvimento de coprodutos que encontram sua origem na agricultura e não na geologia, promovendo a descarbonização de forma integral e aumentando a independência energética da região", disseram as associações.

O manifesto ocorre em momento que a indústria de biodiesel do Brasil aguarda a definição pelo governo federal da proporção do biocombustível no diesel, com potencial de elevar a demanda de soja para esse fim em 51% se confirmado o cronograma do programa brasileiro de uma mistura de 15% para a maior parte de 2023. Neste ano, o governo decidiu baixar a mistura para 10%, citando questões de preços da matéria-prima.

Assinam o documento a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), União Nacional do Etanol de Milho (Unem), além de entidades dos países vizinhos.

(Por Rafaella Barros)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário