Grupo BBF investe em inovação, faz parcerias com universidades e registra 11 patentes no último ano

Publicado em 28/03/2023 16:39
Maior produtor de óleo de palma da América Latina amplia portfólio e lança nova unidade de negócio focada em biotecnologia

O Grupo BBF (Brasil BioFuels), empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável desde o cultivo da palma de óleo, produção de biocombustíveis, biotecnologia e geração de energia elétrica renovável, depositou 11 pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2022. As patentes estão relacionadas a novas soluções para as áreas farmacêutica, cosmética, limpeza, alimentos, agricultura e biocombustíveis.

A companhia estabeleceu parcerias com as principais instituições de pesquisa do País, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT). “Nosso objetivo é promover inovação no setor de biotecnologia, desenvolvendo insumos renováveis para substituição de petroquímicos, utilizando óleos vegetais cultivados pela BBF na região amazônica”, afirma Milton Steagall, CEO do Grupo BBF.

Recentemente, a empresa anunciou investimentos no setor de biotecnologia com objetivo de ampliar seu portfólio de negócio desenvolvendo uma gama de produtos de alto valor agregado para atender diversas indústrias que atuam nos setores farmacêutico, cosmético, alimentício, higiene e limpeza. A nova unidade de negócios – BBF BioTech – visa substituir produtos petroquímicos por insumos renováveis produzidos a partir de óleos vegetais cultivados pela BBF na região amazônica. Com isso, a companhia reforça seu compromisso em descarbonizar diversos setores da economia, antes dependentes de matérias-primas com origem fóssil.

Na primeira unidade da BBF BioTech, localizada em Ji-Paraná, no estado de Rondônia, serão produzidos dez tipos de insumos renováveis, que além de serem utilizados em produtos de higiene pessoal, limpeza e cosmético, podem ser empregados em formulações de produtos para a agricultura ou como solventes industriais.  
Dentre suas propriedades se destacam as características de biodegradabilidade, baixa fitotoxidade, baixa irritação dérmica e ocular. Os insumos serão produzidos e testados de acordo com as principais referências técnicas de controle de qualidade disponíveis no mercado. O investimento da nova planta em Rondônia é de aproximadamente R$ 33 milhões e sua capacidade instalada de produção é de 3 mil toneladas/mês.

Alinhada com a visão de longo prazo da companhia, uma segunda planta industrial da BBF BioTech está em construção, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2023, em Manaus (AM). O investimento nesta segunda unidade será de cerca de R$ 90 milhões. Sua capacidade instalada, na primeira fase do projeto, também será de 3 mil toneladas/mês, dobrando assim a capacidade produtiva total da BBF BioTech e permitindo o crescimento no portfólio de produtos disponíveis.
Biotecnologia para expandir portfólio

A companhia é pioneira no modelo de negócio verticalizado, desde o cultivo sustentável até o desenvolvimento de insumos para atender diversas indústrias do mercado.  

A nova linha de produtos chamada “AmazonBio Care” reforça o compromisso da BBF no desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental da Amazônia, além do investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Produtos como sabonetes, shampoos, espumas de barbear, cremes hidratantes e filtros solares dependerão cada vez menos de componentes químicos derivados do petróleo e se tornarão mais sustentáveis a partir do emprego de insumos de origem vegetal em suas formulações.

“Com a nossa nova unidade de negócios, o Grupo BBF reforça o compromisso de investir em inovação com sustentabilidade na Amazônia. A BBF BioTech chega para oferecer a melhor combinação entre sustentabilidade e novas tecnologias”, conclui o CEO do Grupo BBF, Milton Steagall.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Grupo BBF

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário