“Brasil está à disposição para ajudar América Latina em políticas públicas de biocombustíveis”, destaca ministro Alexandre Silveira

Publicado em 31/03/2023 17:15
Durante participação em seminário na Costa Rica, de forma virtual, ministro falou da importância do etanol como uma opção moderna e sustentável para a mobilidade

O ministro Alexandre Silveira participou nesta sexta-feira (31/3), de forma virtual, da abertura do Seminário Técnico "Mobilidade Sustentável: Ethanol Talks Costa Rica". O evento reúne autoridades do Brasil e da Costa Rica para discutir mobilidade, sustentabilidade e redução da emissão de gases.

Em seu discurso, o ministro Alexandre Silveira ressaltou a importância do etanol como uma opção moderna e sustentável para a mobilidade, além dos benefícios que ele traz para o consumidor. “Nos orgulha muito em falar sobre o etanol, uma das maiores realizações do nosso país baseadas em ciência e tecnologia. Em 2003, o presidente Lula lançava o primeiro veículo nacional biocombustível, trazendo novas e econômicas alternativas para o consumidor, contribuindo na sustentabilidade ambiental e projetando um novo cenário para a indústria automotiva brasileira”, disse.

Uma das pautas do evento é justamente debater a proposta de transferir a experiência brasileira em etanol para outros países e identificar onde e como seria aplicável. “O governo brasileiro está à disposição para ajudar nossos parceiros na América Latina a desenvolverem seus mercados com o desenho de políticas públicas para inclusão de biocombustíveis na matriz energética”, afirmou o ministro.

Alexandre Silveira explicou que a história da produção do etanol no país é um grande marco alcançado no país. “Comemoramos, na semana passada, 20 anos do lançamento do carro flex no Brasil. Um marco histórico, inaugurando uma promissora caminhada para o desenvolvimento do Brasil. Junto com o presidente Lula, que sempre teve essa visão de futuro, vamos acelerar o processo de descarbonização da nossa matriz de combustíveis, ampliando o uso de biocombustíveis”, ressaltou.

O ministro voltou a afirmar que transição energética é prioridade e que tem como metas claras, reduzir as emissões, agregar tecnologia aos veículos e beneficiar motoristas, passageiros e o meio ambiente.

“O futuro da mobilidade sustentável de baixo carbono passa pela valorização dos biocombustíveis e pela coordenação de políticas públicas que valorizem o patrimônio tecnológico que o País possui na produção e uso de bioenergia. O Ministério de Minas e Energia irá desenvolver ações que permitam ao Brasil ser protagonista no crescimento de uma economia verde, baseada em energias limpas, em compromisso do nosso governo de trabalhar pela reindustrialização do país”, finalizou.

Além do etanol, o seminário também reuniu especialistas para debater a segurança energética, a saúde e a qualidade ambiental, a redução da contaminação do ar e as emissões de gases de efeito estufa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ministério de Minas e Energia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário