Embrapa: 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano começa na próxima terça-feira em Foz do Iguaçu-PR

Publicado em 17/04/2023 12:25

Com 12 horas de debates em 11 painéis, o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece de terça à quinta-feira da próxima semana (18 a 20 de abril) no Golden Park Internacional Foz & Convenções em Foz do Iguaçu-PR. Além das palestras, a programação tem espaço de negócios, visitas técnicas, reuniões setoriais e eventos paralelos. Segundo os organizadores, o evento terá a participação de 650 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do biogás. As inscrições já estão encerradas.

A programação tem inovações e foco na aproximação das diferentes iniciativas da cadeia do biogás e biometano no Sul do Brasil. No dia 18, a analista da Embrapa Suínos e Aves Fabiane Goldschmidt Antes palestra sobre “Estratégias de codigestão e pré-tratamento de resíduos agroindustriais para aumentar a produção de biogás” no painel “Tecnologias e oportunidades do pré-tratamento e codigestão de substratos”. Na quarta-feira, 19, o pesquisador Airton Kunz modera o painel “Valorização do digestato: demandas e oportunidades da cadeia de fertilizantes” e palestra sobre “Economia Circular e Biogás na Suinocultura: Há alguma relação?” no painel “Casos de biogás na pecuária no Sul do Brasil”. A programação completa está disponível em biogasebiometano.com.br/programação. A Embrapa Suínos e Aves também estará presente com seu estande institucional.

O Fórum proporciona a aproximação de diferentes públicos com interesse na cadeia do biogás. “Temos observado pelas edições anuais que o Fórum tem se consolidado como um dos principais eventos na área em que o ecossistema e a cadeia do biogás e biometano se encontram, criando uma extraordinária oportunidade de networking”, ressalta o pesquisador Airton Kunz. “E isso pode ser constatado pela grande interação dos profissionais que atuam na área, compartilhando experiências e gerando oportunidades de negócio”, diz.

Para o último dia do evento, foram organizados cinco roteiros para visitas técnicas em plantas de biogás e biometano instaladas nos municípios de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e em Toledo.

O 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu-PR, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), de Caxias do Sul-RS, e pela Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia-SC. A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).

Site da Rede BiogásFert – A Embrapa mantém em seu portal na internet o site especial da Rede BiogásFert, do projeto "Tecnologias para produção e uso de biogás e fertilizantes a partir do tratamento de dejetos animais no âmbito do Plano ABC". O site tem informações sobre biogás, fertilizantes, emissões de gases de efeito estufa, inteligência territorial, comunicação e transferência de tecnologia, publicações e a calculadora BiogásFORT, desenvolvida para auxiliar na elaboração de estimativas e cenários de potencial de produção de biogás e disponibilidade de nutrientes a partir dos dejetos de suínos criados em diferentes sistemas de confinamento. O endereço é embrapa.br/suinos-e-aves/biogasfert.

Panorama do biogás – O último levantamento realizado pelo CIBiogás (Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil), com dados que integram o BiogásMap, refere-se ao ano de 2021. A entidade prepara um novo levantamento, que deverá ser divulgado durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Segundo a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil, em 2021 houve um aumento de 16% no número de plantas em operação e 10% no volume de biogás produzido, em comparação ao ano anterior (2020). O BiogásMap mostra 811 plantas de biogás no Brasil, sendo 755 em operação, cadastradas no ano de 2021. Os estados que mais cresceram no número de plantas foram Santa Catarina e Goiás. Os estados que contaram com o maior número de plantas de biogás, em operação, em 2021 foram: Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso.

O potencial que o Brasil poderia produzir de biogás chegaria a 84,6 bilhões de Nm³, em relação aos 2,3 bilhões de Nm³ produzidos atualmente.

Em 2021, o setor agropecuário foi responsável por 80% das plantas de biogás em operação no país, enquanto os setores industrial e de saneamento contribuíram em 11% e 9%, respectivamente. Quanto ao volume de biogás, o setor de saneamento foi responsável por 74% do total produzido, seguido pelos industrial (16%) e agropecuário (10%).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário