Bunge e Chevron adquirem argentina Chacraservicios para atender demanda por diesel renovável
![]()
(Reuters) - A trading de grãos Bunge e a petroleira Chevron disseram nesta quarta-feira que adquiriram a empresa argentina de produtos agrícolas Chacraservicios, conforme ambas as companhias buscam expandir sua pegada de energia renovável.
A Chacraservicios, focada no cultivo de Camelina sativa, uma cultura com alto teor de óleo, contribuirá para as cadeias de suprimentos globais da Bunge e da Chevron adicionando uma nova fonte de óleo para atender a uma crescente demanda por matérias-primas renováveis de baixo carbono, disseram as empresas.
Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.
O diesel renovável emite aproximadamente 4,2% menos dióxido de carbono do que o diesel comum, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, quando comparado com o biodiesel e com o diesel fóssil. Isso o torna atraente para empresas de logística e outras empresas que buscam reduzir os níveis de poluição da cadeia de suprimentos.
A expansão da produção de diesel renovável depende do aumento da oferta de óleos derivados de lavouras. O Departamento de Agricultura dos EUA cortou na sexta-feira sua estimativa de quantos acres de soja, uma fonte importante de óleo vegetal, foram plantados.
A Bunge firmou nos últimos dois anos parcerias com a Chevron para esmagar oleaginosas para diesel renovável e com a fabricante de sementes Corteva para adaptar culturas para matérias-primas de biocombustíveis.
A Bunge, maior esmagadora de oleaginosas do mundo, concordou no mês passado em adquirir a Viterra em um acordo que a ajudaria a garantir um papel maior na expansão da indústria de diesel renovável.
(Reportagem de Arshreet Singh)
0 comentário
Biodiesel fica competitivo frente ao diesel importado enquanto agro pede alta na mistura
CNA defende aumento imediato da mistura de biodiesel ao óleo diesel para 17%
Indonésia pode reviver plano de mistura de biodiesel B50 em meio à alta de preços do petróleo
BioMilho coloca em debate o desafio energético da nova onda do etanol de milho
Etanol/Cepea: Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
Com foco em biocombustíveis, seminário aponta caminhos para a substituição gradual do petróleo