Petrobras reduz preço do diesel em 7,9% e ganha competitividade ante importado

Publicado em 26/12/2023 16:35

Logotipo Reuters

 

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras anunciou nesta terça-feira que reduzirá em 7,9% o seu preço médio de venda de diesel para as distribuidoras, que passará a ser de 3,48 reais por litro em média nas refinarias a partir de quarta-feira.

A medida deverá elevar a competitividade do diesel da estatal frente ao produto importado, especialmente o combustível barato trazido da Rússia, enquanto pode ajudar a aliviar uma pressão de preços aos consumidores, já que há previsão de volta de tributos federais em 2024.

A redução do diesel é a segunda do mês. Em 7 de dezembro, a empresa havia anunciado corte de 6,7% para o combustível.

"O ajuste é resultado da análise dos fundamentos dos mercados externo e interno frente à estratégia comercial da Petrobras, implementada em maio de 2023 em substituição à política de preços anterior, e que passou a incorporar parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação", disse a Petrobras.

No ano, a variação acumulada do preço de venda de diesel da Petrobras para as distribuidoras é uma redução de 1,01 real por litro, equivalente a 22,5%, disse a empresa.

Ainda assim, o preço do diesel russo, que vem dominando as importações do Brasil -- já que o produto da Rússia está sancionado por parte do Ocidente em função da guerra --, estava mais barato que o da Petrobras, algo que pode mudar após o reajuste.

Segundo o especialista em combustível da Argus, Amance Boutin, o valor de uma carga de diesel russo estava em 3,41 reais/litro para entrega em janeiro em até dois portos do Norte e do Nordeste na última sexta-feira. No caso de produto não-russo, disse ele, o valor era de 3,50 reais/litro. No porto de Itaqui, o preço era de 3,70 reais/litro antes do reajuste da Petrobras.

"Sendo assim, o reajuste deve deixar o diesel S10 da Petrobras um pouco abaixo do preço do produto russo, considerando a alta das cotações internacionais hoje", disse Boutin.

Ele lembrou que a redução anunciada pela Petrobras era esperada pelos participantes de mercado, diante da defasagem entre os preços da companhia e os valores mais baixos no mercado internacional, enquanto é esperada uma reoneração completa dos tributos federais PIS e Cofins num valor de 0,35 reais/litro.

Em reais, a redução anunciada nesta terça-feira é de 30 centavos por litro.

"É uma medida para se antecipar à reoneração de PIS/Cofins... o pessoal do mercado também vinha falando que tinha espaço para reduzir... veio dentro do esperado", disse o ex-diretor da reguladora ANP Aurélio Amaral.

A Petrobras ressaltou que o valor efetivamente cobrado ao consumidor final no posto é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e da revenda.

Além disso, o mercado brasileiro também é suprido por algumas refinarias privadas, e o país importa cerca de 25% do óleo diesel e 15% da gasolina.

Para a gasolina, "neste momento", a Petrobras disse que está mantendo estáveis seus preços de venda às distribuidoras.

Para o GLP, ou gás de cozinha, os preços de venda às distribuidoras da Petrobras permanecem estáveis desde 1 de julho.

Segundo o diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Adriano Pires, chama a atenção o fato de a Petrobras não ter mudado nem a gasolina nem o gás de cozinha.

"Haveria espaço (para redução)", disse Pires.

Segundo relatório do Goldman Sachs, os preços do diesel e da gasolina ficarão cerca de 4%/1% abaixo da referência internacional, respectivamente.

O Goldman Sachs afirmou ainda em relatório que os diferenciais de "crack" para o diesel ficarão em cerca de 34 dólares/barril, após o ajuste, enquanto o da gasolina são estimados em cerca de 14 dólares/barril, o que garante margens de refino "saudáveis".

(Por Gabriel Araujo e Roberto Samora, com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário