Ministro Fávaro participa de evento sobre transição energética brasileira e destaca potencial dos biocombustíveis

Publicado em 01/02/2024 12:56
Setor de bioenergia representa 20% de toda matriz energética brasileira e pode gerar renda e oportunidades no campo. Cerimônia também contou com a assinatura do Plano de Trabalho para Aceleração da Transição Energética

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou, nesta quarta-feira (31), do evento do Ministério de Minas e Energia (MME) que celebrou a parceria com a Agência Internacional de Energia (AIE) e a assinatura do Plano de Trabalho Conjunto para a Aceleração da Transição Energética.

Na ocasião, o ministro Fávaro destacou a importância da parceria e como o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) pode colaborar. “Os acordos assinados são para trabalharmos a transição energética justa e eficiente para o Brasil”, pontuou. “O Mapa tem um papel relevante nesse trabalho. Somos o grande líder mundial dos biocombustíveis. O etanol e o biodiesel cumprem um grande papel na transição energética mundial, que geram renda e oportunidades no campo. Estamos aqui apoiando e muito felizes com a iniciativa brasileira liderada pelo presidente Lula”, completou Fávaro.

Atualmente, o Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Quase 90% da matriz elétrica brasileira é limpa e renovável. Somente a bioenergia representa mais de 20% de toda matriz energética brasileira, com o biodiesel, o etanol, o biometano e o biogás.

O plano de trabalho assinado orientará a cooperação e as atividades bilaterais entre a AIE e o Brasil no período 2024-2025, fortalecendo o apoio à presidência brasileira no G20 e na COP30, em 2025. Ele descreve as áreas prioritárias para cooperação na área da transição energética justa e inclusiva, bem como propõe atividades, incluindo workshops virtuais e presenciais, diálogos técnicos, consultas, relatórios, sessões de formação e capacitação, entre outros.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em discurso, evidenciou o propósito da iniciativa. “Nosso objetivo é gerar novas oportunidades para as pessoas e monetizar as iniciativas que contribuam para tornar a matriz energética do planeta mais limpa. As políticas públicas que estamos incrementando para acelerar a transição energética serão a mola propulsora da nova economia verde global”, explicou.

Ainda, o ministro Silveira afirmou que o comando do Brasil no G20 dará ao país a oportunidade de liderar as demais nações com o objetivo de avançar em uma transição energética equilibrada. “Com o esforço do nosso povo e as riquezas naturais de nosso país, já somos exemplo de como uma matriz energética diversificada, limpa e renovável pode ser construída com sucesso. Agora, na presidência do G20, daremos prioridade ao debate sobre os caminhos para acelerar essa transição energética justa, acessível e inclusiva e, se possível, obrigatória”, afirmou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário