Câmara aprova projeto dos combustíveis do futuro

Publicado em 13/03/2024 21:00 e atualizado em 14/03/2024 09:34

Logotipo Reuters

 

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o chamado projeto dos combustíveis do futuro, que além de aumentar o percentual de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel, também cria programas nacionais para o combustível sustentável para a aviação, para o diesel verde e o biometano, entre outros pontos.

O texto principal da proposta foi aprovado por 429 votos a 19, com 3 abstenções, e emendas votadas separadamente uma a uma foram rejeitadas pelo plenário. O projeto segue, agora, para o Senado.

Construído a partir de um projeto do Executivo, apensado a diversos outros em tramitação no Congresso, o texto aprovado pelos deputados fixa em 27% o percentual obrigatório de adição do álcool etílico anidro, o etanol, à gasolina, com margem para ampliação dessa adição a até 35%.

Segundo o relator, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), a possibilidade está condicionada "a testes, a todas as regulamentações que serão necessárias".

O texto também prevê que o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) irá estabelecer, a cada ano, "a participação volumétrica mínima obrigatória de diesel verde, produzido a partir de matérias-primas exclusivamente derivadas de biomassa renovável, em relação ao diesel comercializado ao consumidor final, de forma agregada no território nacional".

Jardim lembra que resolução do CNPE já autoriza o aumento da adição de biodiesel ao diesel em 1 ponto percentual no ano que vem para 15%.

A ideia sugerida pelo deputado -- e aprovada pelos colegas -- é que essa adição possa ser acrescida de 1 ponto percentual a cada ano até bater os 20%.

"Eu apresentei uma proposta em que, no cenário feito pelo governo, de 20%, nós pudéssemos caminhar. Apresentei aquilo que foi uma escala de evolução dessa adição", disse o relator.

O texto cria ainda o Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano, com o objetivo de descarbonizar o setor.

O presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Francisco Turra, comemorou a aprovação como "um avanço necessário".

“Este é um movimento revolucionário que vai impulsionar a transição energética com o desenvolvimento de um conjunto de rotas tecnológicas que estarão disponíveis para fazer o país cumprir seus objetivos de descarbonização”, afirmou.

(Reportagem adicional de Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário