BNDES aprova R$729,7 mi para construção de fábrica de etanol a partir de cereais pela Be8
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de 729,7 milhões de reais para a Be8, para a construção de fábrica de etanol e farelo a partir do processamento de cereais (trigo, triticale e milho, entre outros) em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, conforme informou nesta quinta-feira.
A usina poderá a produzir etanol anidro e hidratado e terá capacidade anual de 209 milhões de litros.
A nova fábrica deverá processar 525 mil toneladas por ano de cereais para produção de etanol e farelo DDGS (Distiller’s Dried Grains with Soluble/Grãos Secos de Destilaria com Solúveis).
O BNDES destacou que tem criado oportunidades para financiamentos para atividades mais sustentáveis e com menor pegada de carbono.
O financiamento aprovado faz parte do Programa BNDES Mais Inovação, que oferece custo atrelado à taxa referencial (TR) para projetos de inovação e digitalização como iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e plantas pioneiras.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025