BNDES aprova R$258 mi para projeto da Acelen de desenvolvimento da macaúba para produção de combustíveis
![]()
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de 257,9 milhões de reais para um projeto da Acelen voltado a pesquisa e desenvolvimento da cultura da macaúba, visando utilizá-la futuramente na produção de combustíveis sustentáveis.
O projeto da Acelen, empresa do fundo Mubadala que opera a refinaria de Mataripe, prevê a implantação de um centro de inovação tecnológica, o Acelen Agripark, em Montes Claros (MG). Essa unidade faz parte do projeto integrado da Acelen de construção de uma biorrefinaria de diesel renovável e combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) produzidos a partir da macaúba.
Segundo o banco de fomente, este é o seu primeiro financiamento voltado ao desenvolvimento de SAF, considerado um dos "combustíveis do futuro" e visto como essencial para a descarbonização do setor de aviação.
O centro de inovação da Acelen vai permitir o desenvolvimento de novas mudas de macaúba, que é uma planta nativa brasileira com alto poder energético, e a seleção dos maciços com maior potencial de produção. Além disso, a empresa pretende adotar uma tecnologia que selecionará as melhores plantas para produção de sementes, clonagem e melhoramento genético.
"Nascemos com o propósito de participar ativamente e acelerar a transição energética global, e agora, apostamos fortemente no agro", afirmou o presidente da Acelen, Luiz de Mendonça, em nota.
O centro da empresa em Minas terá capacidade de germinação de 1,7 milhão de sementes por mês e produção de 10,5 milhões de mudas da planta por ano.
A diretora de infraestrutura, transição energética e mudança climática do BNDES, Luciana Costa, afirmou que iniciativas como essa fortalecem a intenção do governo de transformar o Brasil em um líder na transição energética global.
"Apoiamos um projeto ambicioso, com muita tecnologia e com forte impacto social, que pode transformar economicamente uma região e fortalecer a imagem do Brasil como parte da solução de descarbonização do mundo", disse.
(Por Rodrigo Viga Gaier)
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025