Com um novo mandato de B15, previsibilidade e segurança jurídica, setor de biocombustíveis reforça sua importância no cenário econômico nacional
O CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) aprovou na manhã desta quarta-feira (25/05) o aumento da mistura de biodiesel no diesel, de 14% (B14) para 15% (B15). “A decisão do CNPE de cumprir o previsto no Combustível do Futuro deve ser celebrada. No Brasil, o tema dos biocombustíveis transcende a questão do clima e das metas de descarbonização da matriz energética”, disse Francisco Turra, presidente do Conselho de Administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO).
“Além dos benefícios ambientais e de saúde pública, esta passou a ser uma decisão estratégica de um projeto de desenvolvimento econômico nacional e de redução da dependência de importância de derivados de petróleo”, completou.
A APROBIO destaca que, nos últimos 20 anos, no caso do biodiesel, os empresários têm investido no país, criando assim um mercado que foi rigorosamente planejado em políticas públicas. Essa jornada resultou numa capacidade instalada de uma rede de produção pulverizada em todas as regiões brasileiras, que permite ampliar a mistura ainda mais no curto prazo com um produto que tem uma das melhores especificações globais para fabricação de biodiesel. O setor movimenta toda uma cadeia produtiva, com destaque para o agronegócio e a agricultura familiar.
“Ao atingir um novo mandato, com previsibilidade e segurança jurídica, o setor reforça a importância do biocombustível no cenário econômico nacional, pois permite o desenvolvimento sustentável da nossa indústria, impulsiona a agricultura, agrega valor à cadeia produtiva, gera PIB, empregos e amplia a produção de alimentos mais baratos para a gôndola do supermercado. Temos na mão a oportunidade de começar um novo ciclo de crescimento como um legado para as futuras gerações. Ele só depende de nós”, completa Turra.
0 comentário
Be8 anuncia aquisição de usina de biodiesel em MT; produção no Brasil deve crescer mais de 40% em 2025
Vibra inicia oferta de SAF para aviação comercial no Brasil, com 2 voos diários na Bahia
Na COP30, a agricultura mostrou seu potencial para impulsionar uma verdadeira revolução de combustíveis sustentáveis na próxima década
Governo Trump pode adiar cortes nos créditos de importação de biocombustíveis
Para CNA, decisão do STF evita prejuízos ao RenovaBio
Alta do biodiesel pressiona preço do diesel: variação chega a 57% entre 2020 e 2025