Produtores cobram início de testes para avançar com mistura de biodiesel
Produtores de biodiesel divulgaram uma nota na noite desta quinta (12/3) cobrando o início dos testes que validam misturas superiores a 15% do combustível renovável ao diesel.
Formada por Aprobio (biodiesel) e Abiove (óleos vegetais), a AliançaBiodiesel afirma que o setor mantém hoje capacidade instalada para atender uma mistura de até 21,6% de biodiesel ao diesel fóssil. Os produtores querem avançar para 16% ainda este ano.
A nota é uma resposta à manifestação do Ministério de Minas e Energia (MME), que negou a possibilidade de dar aval ao aumento da mistura de biodiesel ao diesel de forma imediata antes da realização dos testes com B20 e B25.
Em evento no Palácio do Planalto nesta quinta, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse que qualquer aumento na mistura precisa ser embasado por análises técnicas e não pode resultar em prejuízos ao consumidor.
“Não temos problemas em testar o biodiesel em misturas maiores, no entanto, o governo federal precisa iniciar o processo que já tem atraso considerando que neste mês de março já devíamos estar em B16”, comenta Jerônimo Goergen, presidente da Aprobio.
“O setor está disponível inclusive para ajudar a financiar o custo da testagem, já que temos interesse no aumento da mistura. De qualquer forma, neste momento, o interesse maior da economia nacional em razão da crise é ampliar o quanto antes a participação do biodiesel”, completa.
0 comentário
Produtores cobram início de testes para avançar com mistura de biodiesel
Governo cita necessidade de estudos e oferta limitada de biodiesel contra alta na mistura
CNA avalia que redução de PIS/Cofins sobre diesel pode mitigar impactos da alta dos combustíveis
FPA pede aumento da mistura de biodiesel para reduzir dependência de diesel importado
Biodiesel fica competitivo frente ao diesel importado enquanto agro pede alta na mistura
CNA defende aumento imediato da mistura de biodiesel ao óleo diesel para 17%