Suspensão de embarque de gado por Santos pode prejudicar operações do Minerva

Publicado em 15/01/2018 10:47
Agentes do mercado portuário confirmam programação do grupo para o final de janeiro, a exemplo das exportações efetuadas em novembro

LOGO nalogo

Por pressão do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP), o órgão regulador dos transportes aquaviários fez o gestor do Porto de Santos proibir o embarque de animais vivos desde a última sexta-feira (12). O parlamentar alega maus tratos no pré e pós embarque dos bovinos e com isso pode prejudicar as exportações pelo único terminal com capacidade para grandes navios, como os afretados pelo grupo Minerva, o maior exportador de gado e que teria uma nova operação ao final deste mês. 

A Associação Brasileira de Animais Vivos (Abreav), que repudiou a medida, diz ter ouvido que o Minerva tem agendado embarque de 27 mil animais, a exemplo da última operação realizada em novembro. Notícias Agrícolas solicitou confirmação ao grupo frigorífico, que apenas se limitou a lamentar, já que “o manejo do gado segue todos os procedimentos adequados para preservar o bem-estar dos animais durante o embarque e no decorrer da viagem até o destino”.

Já o departamento de Relações Institucionais e Comunicação do EcoPorto, que administra os terminais privados por onde são feitas as operações de embarque de animais em pé, confirmou por telefone, no entanto, que havia previsão de embarque do Minerva para o final do mês, “mas que ainda a companhia não havia precisado a data de atracação do navio”, mas que “agora poderá ser adiada”.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), companhia mista federal, no comunicado divulgado aos agentes privados, disse: “A recente suspensão das operações de embarque de carga viva decorre de medida preventiva, em virtude de tramitar na Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq (órgão regulador do setor portuário) processo que definirá a realização de tais operações. Até que se conclua o trâmite, as operações estão suspensas. Após a manifestação do órgão competente, a Codesp tomará as medidas cabíveis”.

Sérgio Brandolezi Scarpelli, da direção da Abreav, lembrou que o setor segue normas internacionais sobre o bem estar animal – inclusive a entidade tem uma cartilha com orientações – e os mercados compradores também são exigentes. “A preocupação agora é com o tempo que essa paralisação pode levar, atrapalhando os embarques e trazendo prejuízos”, afirmou.

Em 2017, o Brasil embarcou mais em torno 400 mil bois em pé, sendo a Turquia atualmente o principal importador. A exemplo do crescimento de 30% nas exportações de 2017, em 2018 a entidade projeta igual percentual.

A entidade ressalta ainda que toda operação é assistida pelos órgãos reguladores federais e estaduais no âmbito da defesa sanitária animal. Esse acompanhamento é realizado na recepção e permanência dos bovinos nos Estabelecimentos de Pré Embarque (EPE) e no embarque do gado nos portos de egresso.

A alegação de maus tratos, ainda segundo a Abreav, ou condições adversas de transporte e situações inadequadas de acomodações surgem daqueles que desconhecem os procedimentos intrínsecos nas exportações brasileiras de gado vivo.

Em resposta ao deputado Ricardo Izar, da Frente Parlamentar para a Defesa dos Animais e de organizações, a abreav conclui: “Por si só, esses movimentos isolados e enfraquecidos ainda conseguem obter apoio legislativo, aparentemente mal orientado”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

8 comentários

  • Naor Nemmen

    LUIZ HENRIQUE WEBER: > "os chineses agora que começaram a ter proteína no prato"...

    Puxa, para um povo com mais ou menos 250 mil anos de história, resitiram bem à ausência de proteínas, hein?!?

    > "coisa boa é consumida sempre e cada vez mais"

    Então maconha, ecstasy e cocaína devem ser muito bom, porque até onde os dados apontam, seu consumo cresce sem parar.

    > "com exceção de alguns idiotas herbívoras que se acham evoluídos por pararem de comer carne"

    Entre os idiotas estão Leonardo da Vinci, George Bernard Shaw, Helio Gracie e Steve Jobs (além de Antoni Gaudí, Carl Lewis, Cid Moreira, Darren Aronofsky, Empédocles, Filipe Néri, Franz Kafka, George Harrison, Isaac Bashevis Singer, James Cameron, Jean-Jacques Rousseau, John Lennon, Leon Tolstoi, Marguerite Yourcenar, Mike Tyson, Nikola Tesla, Ovídio, Paul McCartney, Pitágoras, Plutarco, Rainer Maria Rilke, Ringo Starr, Rita Lee, Sidarta Gautama, Voltaire e alguns outros). Se bem que comparando com você o pessoal aí acima realmente fica parecendo idiota, não é... como é mesmo seu nomezinho?!?)

    > "o restante da população é ávida por proteína no prato de seus filhos"

    O normal seri que as pessoas fossem ávidas por algo em seu prato, e não no prato dos outros...

    > "mas no mundo livre cada um faz o que quer da vida"

    Diga isso aos animais que não fazem nenhuma questão de seremmortos pelos outros (à menos que seja um gêncio como... como... puxa, quem mesmo é voc~E?!?)

    > "e até essas idiotices a gente respeita"

    Os animais ficam emocionados com todo o seu respeito, hã... como émemso seu nomezinho?!?

    > "mas não indico este canal pra vocês espernearem"

    Levarei em consideração sua indicação", meu caro... meu caro... como é memso seu nomezinho?!?

    > "aqui é um canal de produtores de carne, leite, café, pão e tantos outros alimentos que você põe no prato todos os dias"

    Carne e leite, no MEU prato?!? Os produtores para eum EU dou o MEU dinheiro, sou EU que escolho... Cê fumou, Luiz, Luiz, como é memso seu nomezinho?!?

    > "fala bonito e não produz nada"

    Os médicos e cientistas desse nosso Brasilsão vão ficar emocionados com sua visão sobre o trabalho deles... vou sugerir à eles que abandonem seus trabalhos e vão plantar batatas, meu caro... meu caro... como é mesmo o seu nomezinho?!?

    31
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Naor, Bernard Shaw era um imbecil e Leonardo da Vinci era católico fervoroso. Não adianta vir aqui querer divulgar essas estórias fantasiosas de que ele era gay, que era vegetariano e não sei mais o que. Isso aí serve apenas como arma para reforçar o discurso ideológico e a "causa". Venha nos impedir de matar animais Sr..... ninguém. E Rita Lee é apenas uma cantora viciada. Sem mais....

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Nós percebemos que uma parte, porem limitada, de leitores e comentaristas deste espaço e' constituida de pessoas com ideias fixas , e essa atitude as levam a comportamentos fanaticos... TENHO MUITA CURIOSIDADE DE CONHECER UMA ANALISE PSICOLOGICA DESSE TIPO DE PESSOAS... -SERA" QUE NO Notícias Agrícolas TEM ALGUEM EM CONDIÇOES DE DEFINIR ESSE ASSUNTO??

      1
    • R L Guerrero Maringá - PR

      Sra. Naor NEMMEN (mas que baita nomão!) ...

      > "coisa boa é consumida sempre e cada vez mais".. (então maconha, ecstasy e cocaína devem ser muito bom, porque até onde os dados apontam, seu consumo cresce sem parar).. Cada um escolhe o que acha bom. Nós escolhemos a carne, mas a escolha é tua...

      Da tua listinha de "nomões", George Bernard Shaw, Steve Jobs (que morreu de câncer fulminante antes dos 60), George Harrison (morreu cedo também), John Lennon (idem), Mike Tyson, Paul McCartney, Ringo Starr e Rita Lee, todos, além de vegetarianos, foram ou são também ávidos consumidores de certo cigarrinho muito comum nos cursos de humanas. Aliás, da tua lista, pelo menos a metade não deixou nada além de musica e poesia. E dá para contar nos dedos os que deixaram famílias estruturadas. Pelo contrario, a regra nesta tua louvável lista é de pessoas neo pagãs que semearam promiscuidade e dissolução na sociedade. Várias religiões tem padrões alimentares: os judeus tem o Kasher, os muçulmanos o Halal, os hindus o lacto vegetarianismo (que não tem nada a ver com o veganismo) . E vocês, neo pagãos, tem o veganismo como seu ritual alimentar..

      Tenha respeito com os demais credos, Sra. Nemmen (oo nomão bonito, so!). Não venha fazendo proselitismo de sua religião, tentando nos empurrar tua religião de forma dissimulada e astuciosa.

      Os chineses tem 250 mil anos de história? Responda então a senhora o que anda fumando. E mesmo assim, durante toda os seus 4.000 anos de história, a carne sempre foi parte de sua rica e ancestral culinária, de cachorro inclusive. Ocorre que por conta dos desmandos comunistas eles vivem em escassez desse precioso alimento. Escassez que nós brasileiros, supriremos. Ainda que haja choro e ranger de dentes no meio animalista.

      > "o restante da população é ávida por proteína no prato de seus filhos"

      o normal seri que as pessoas fossem ávidas por algo em seu prato, e não no prato dos outros...

      Pais e mães são mais ávidos por suprirem os pratos de seus filhos do os seus próprios. Coisa que a senhora não irá encontrar muita referencia na lista de músicos e poetas que passou acima.

      Diga isso aos animais que não fazem nenhuma questão de seremmortos pelos outros (à menos que seja um gêncio como... Como... Puxa, quem mesmo é voc~e?!?)

      Só mesmo quem vive uma vida de facilidades, fartura e conforto em um asséptico e climatizado ambiente nos altos andares de um deserto urbano para proferir frases, como esta, tão alucinadamente conflitantes com realidade.

      Venha aqui no meio do mato ver como os animais são predados.

      Se um cordeiro pudesse escolher a rápida incisão de um abate kasher, ou ser imobilizado pelas garras de um garrancho e ter suas entranhas vagarosamente extraídas, uma bicada de cada vez, o que a Sra. acha que ele preferiria?

      Primeiro: mesmo que seja Halal ou Kasher, o abate humano é infinitamente mais misericordioso do que dos predadores não humanos.

      Segundo: salvo a caça e a pesca, todos os animais que abatemos só puderam desfrutar de algum curto período de vida nesta terra por que nós, humanos, assim lhes concedemos, sob a graça de Deus.

      Terceiro: O que vocês, animalistas acham misericordioso, como a eutanásia e o aborto, nos achamos crueldade. E o que nós temos por normal, vocês acham crueldade. Portanto cuidem de suas vidas.

      > "e até essas idiotices a gente respeita"

      os animais ficam emocionados com todo o seu respeito, hã... Como émemso seu nomezinho?!?

      E nós, humanos, ficamos emocionados com o respeito que vocês tem por nos. Mas perai, qual é mesmo a tua espécie?

      > "fala bonito e não produz nada"

      os médicos e cientistas desse nosso brasilsão vão ficar emocionados com sua visão sobre o trabalho deles... Vou sugerir à eles que abandonem seus trabalhos e vão plantar batatas, meu caro... Meu caro... Como é mesmo o seu nomezinho?!?

      Tenho um médico e uma médica na família, e conheço outras duas dezenas. Sabe o que eles falam dos pseudo colegas que defendem o vegetarianismo?

      E para encerrar, cara senhora Nemmen. Na tua lista de grandes nomes vegetarianos faltou o maior e mais influente de todos, o verdadeiro precursor do movimento pelos direitos animais: ADOLPH HITLER.

      Por que a Sra. Se esqueceu do pioneiro do vosso movimento, senhora Naor NEMMEN? Teu precursor assumiu o poder da Alemanha em 1933, e já em 1934 duras leis foram promulgadas contra a "crueldade contra os animais" e os experimentos médicos com cobaias não humanas banidas. Mas nem por isso a medicina parou. "Bastou repor as cobaias animais com judeus e russos.

      O que a senhora acha disso, Sra. NEMMEN?

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      RL GUERREIRO, que resposta fantastica..., gostei mesmo !!!! Uma pena porque essa pessoa nao merece tanta atençao... E' sempre a mesma pessoa que sempre muda de nome e nunca revela de onde ela e' com medo de ser identificada... Desta vez ela foi tao burra que inventou um sobrenome simetrico, tanto faz ler dos dois lados... Esta pessoa so' entra no NA para contrariar e provocar polemica... Mas desta vez foi otima, porque a sua resposta enriqueceu o conteudo.

      0
    • luiz henrique weber Santa Rita do Trivelato - MT

      Obrigado Sr Guerreiro, o cabra do nomão aí foi perfeitamente rebatido pelas suas colocações.... Ô povinho xarope esses veganos! Não se contentam em cuidar de suas medíocres vidinhas, querem me impor o que comer... A propósito, hj farei uma costela no bafo... Boa sorte sra. Nomão lindão com seu prato de xuxu!

      0
    • Naor Nemmen

      Amigo: não vamos misturar as coisas: eu sou cliente, eu sou o "mercado", eu mando, eu abro a minha carteira, eu decido quem ficará com mi plata, my money (e não será você!). Eu decido o que consumo, tu apenas reza aos céus para que alguém compre teu produto. Há uma hierarquia...

      Quanto a Hitler ser vegetariano ou não, Hitler ocasionalmente fazia comidas vegetarianas para se curar de uma acentuada transpiração e flatulência, mas a sua dieta principal era à base de carne; como salsichas da Baviera, fiambre, fígado e caça. E se ele tivesse sido vegetariano ele não teria banido organizações vegetarianas na Alemanha e nos países ocupados; nem teria deixado de recomendar uma dieta livre de carne aos Alemães como um modo de enfrentar a escassez alimentar na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Informe-se melhor em https://tinyurl.com/yd3u94ws

      Mas enfim, ao que interessa: EU "patrão", TU "empregado". Eu mando ("vou comprar isso", "não vou comprar aquilo"), você obedece ("Puxa, que pena") ou reza para que eu te dê meu dinheiro ("por favor, compre meu produto!").

      O capitalismo, o mercado e eu não perdoamos quem nos desobedeçe!

      Não vamos misturar as coisas: eu sou cliente, eu sou o "mercado", eu mando, eu abro a minha carteira, eu decido quem ficará com mi plata, my money (e não será você!). Eu decido o que consumo, tu apenas reza aos céus para que alguém compre teu produto. Há uma hierarquia...

      Quanto a Hitler ser vegetariano ou não, Hitler ocasionalmente fazia comidas vegetarianas para se curar de uma acentuada transpiração e flatulência, mas a sua dieta principal era à base de carne; como salsichas da Baviera, fiambre, fígado e caça. E se ele tivesse sido vegetariano ele não teria banido organizações vegetarianas na Alemanha e nos países ocupados; nem teria deixado de recomendar uma dieta livre de carne aos Alemães como um modo de enfrentar a escassez alimentar na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. Informe-se melhor em https://tinyurl.com/yd3u94ws

      Mas enfim, ao que interessa: EU "patrão", TU "empregado". Eu mando ("vou comprar isso", "não vou comprar aquilo"), você obedece ("Puxa, que pena") ou reza para que eu te dê meu dinheiro ("por favor, compre meu produto!").

      O capitalismo, o mercado e eu não perdoamos quem nos desobedece!

      10
    • luiz henrique weber Santa Rita do Trivelato - MT

      É tanto Ctrl+c, Ctrl+v que nem se deu conta que postou em duplicidade! procura tua turma, imbecil, que aqui estás no lugar errado, esse é o lado positivo da balança, o que produz, o que gera renda, emprego e divisas nesse país, discurso idiota e politicamente correto qual inútil com tempo produz, ou mais inútil ainda fica copiando e colando textos de sites comunistas por ai e nem se dá o trabalho de ler a idiotice que posta!

      Vá se catar, você e esses papagaios de pirata da tua turma que ficam latindo enquanto a caravana passa!

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O PEIXE MORRE PELA BOCA... Com esta ultima mensagem acabamos de constatar que estávamos trocando correspondência com um doente menta... E" um esquerdista que se disfarça da pior face do capitalismo só para gerar repulsão... UM IDIOTA... Pessoal, me desculpem, mas não ha' como rebater com mais educação mesmo se tratando de um doente mental... TODO ANONIMATO CONTEM UM GRANDE COVARDE...

      1
    • R L Guerrero Maringá - PR

      Amigos, obrigado pelo apoio... Quanto à Sra. Nemmem, PEGUE SEU DINHEIRO E VÁ COMPRAR ALFAFA!

      0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Deixem os chineses comerem o que bem entenderem. Discursar dizendo que a entrada massiva de proteína animal será a salvação para a nutrição dos chineses, ou dizer que a entrada de proteína animal massiva de proteína animal acabará com os chineses, é problema deles. Que eles busquem o equilíbrio no consumo. Que seja informado dos possíveis malefícios de se comer proteína animal em excesso, após informado cabe ao cidadão ter discernimento ou não em comer, afinal não somos seres pensantes?

      Enquanto isso não há nada de mal exportar proteína vegetal para engordar as carnes que eles irão comer e que o Brasil siga o fluxo produzindo.

      A eterna discussão entre o suposto mal e o suposto bem, mas sempre me pergunto quem é o mal e quem é o bem?

      A cada dia estudos mostram que plantas tem mais sensibilidade do que podíamos imaginar(há quem diga que elas respondem às emoções, às musicas, etc)... daí os vegetarianos viverão de que? Luz talvez...

      0
  • Naor Nemmen

    Pergunta: "Será que é possível cada um ter seu próprio estilo de vida e ponto final?"

    Resposta: Sim, com certeza. Os animais vão adorar saber que você a partir de agora vai respeitar o estilo de vida deles, e vai parar de matá-los ou de terceirizar suas mortes.

    Excelente sugestão, amigo!

    19
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Naor, não precisa ser grosseiro e mal educado para defender o que acredita, não quer comer carne não coma, eu respeito tua opção, mas será que vc cria e cuida de animais para poder dizer que se preocupa com eles?

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Adegildo....parabéns..

      0
  • Nelson Lacerda São Carlos - SP

    Movimentos isolados? Não se iludam. O veganismo cresce a 40% por ano no mundo. Já somos MILHÕES de pessoas e teremos cada vez mais voz e força para lutar com essa injustiça contra os nossos IRMÃOS animais. (se você acredita em Deus, esse é o termo correto, pois foi Ele que os criou, embora o vosso orgulho possa não admitir)

    Esses movimentos contra os maus tratos e exploração tenderão a crescer cada vez mais.

    Quem viver, verá. Acreditem, o veganismo está vindo para ficar, quer vocês queiram ou não.

    Novos tempos de paz, amor e respeito, requerem novas atitudes.

    Lembre-se: a paz começa no prato de cada dia.

    68
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Será que é possível cada um ter seu próprio estilo de vida e ponto final?

      Se o turco que iria comer uma carne desses boizinhos teria algum problema?

      Tá faltando um pouco de tolerância, siga seu veganismo numa boa mas parece de se entrometer na vida de quem quer comer uma carne.

      0
    • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

      Melhor os veganos não consumirem mais plantas porque são também seres vivos e também foi Ele quem os criou!

      0
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Estes vegetarianos, como qualquer seita radical, quer impor seu estilo de vida a todos. Se acham iluminados e acreditam deter uma sabedoria divina. Se querem comer grama, que comam, mas não venham encher o saco de quem quer comer uma picanha. O ser humano é onívoro, e isso incluí carne e gordura. Só estamos aqui hoje porque comíamos gordura para termos reservas. Quem fica o dia todo no ar condicionado, vendo Pablo Villar e sonhando em ser como ele, pode muito bem viver de broto de alpiste. Mas quem é macho precisa de gororoba, papa gordo, afinal quem mais poderia dar atenção as mulheres que querem homem com H? Comendo alface não vai ter energia para dar conta do recado.

      1
  • Sérgio Augusto Brasília - DF

    Os animais sentem dor, motivo suficiente para atribuir consideração moral/ética e PONTO FINAL. Comer animais NÃO É OPÇÃO PESSOAL, porque envolve vítimas sencientes. A indústria da exploração, dor e morte de animais não tem espaço na contemporaneidade. É um ciclo que começa a chegar ao fim. Empreende-se, ainda dá tempo de mudar de setor.

    33
    • Márcia Ávila de Espíndola Florianópolis - SC

      Sim! Os animais não são nossos escravos!

      18
    • luiz henrique weber Santa Rita do Trivelato - MT

      Hoje estou em duvidas também! entre picanha, cupim ou costela!... ciclo que chega ao fim? me poupe, os chineses agora que começaram a ter proteína no prato, os indianos ainda estão engatinhando nesse aspecto! a carne tende a aumentar em muito a demanda, pois coisa boa é consumida sempre e cada vez mais..., com exceção de alguns idiotas herbívoras que se acham evoluídos por pararem de comer carne, o restante da população é ávida por proteína no prato de seus filhos! mas no mundo livre cada um faz o que quer da vida e até essas idiotices a gente respeita..., mas não indico este canal pra vocês espernearem, aqui é um canal de produtores de carne, leite, café, pão e tantos outros alimentos que você põe no prato todos os dias, lutando contra tantos contratempos nesse país desgovernado..., portanto, procurem o cantinho inútil de quem pensa igual, fala bonito e não produz nada!

      3
    • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

      Excelente Luiz Henrique seu comentario.

      Por essas e outras que estamos como estamos.

      Pessoas entram em um site de agricultura e pecuaria e sao contra consumir proteina animal.!!

      Eu recomendo que se mude para a india onde as pessoas se ajoelham diante das vacas e os seus filhos morrem de fome!!

      Cada uma que temos que escutar em pleno seculo XXI.!!

      O que seria do Brasil sem o agronegocio!!???

      Mais como vc mesmo diz ...democracia e um sistema de governo onde todos tem o direito de falar e votar em quem quiser.!!! incluindo os com volumes de massa cinzenta abaixo do normal!!!

      2018 Bolsonaro neles!!

      Por isso é que nos encontramos onde estamos!!

      2
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O comentário e' tao bão que e' pouco clicar no dedo positivo----Eu as vezes me divirto com esses tolos que so' comem vegetais----Muitos deles acham que e' o caminho da saúde-----Mal sabem que e' justamente ai' que aparecem altas taxas de venenos com o imediato desenvolvimento de câncer no figado

      2
    • Naor Nemmen

      ARLINDO PONTREMOLEZ VARALTA --

      > "Pessoas entram em um site de agricultura e pecuaria e sao contra consumir proteina animal."

      Mas amiguinho, fofinho, "agricultura" não produz "proteína animal", sabia? Sério, agricultura tem a ver com produzir "vegetais"!!!

      Somos consumidores ávidos de produtos dos agricultores.

      Quem é vegetariano* tem um ticket médio de consumo alimentar superior ao ticket médio de carnistas em 23,7%.

      Porque nós prezamos profundamente duas coisas: a qualidade do que ingerimos, e a vida dos animais.

      Nós gastamos, com agricultores, quase o dobro do que não-vegetarianos gastam, e isso dá-se não apenas pela maior demanda de vegetais per capita, mas sim porque não abrimos mão de produtos de qualidade.

      Ah, tem mais: você é o dono do site para nos dizer se nele podemos entrar? Não?

      Então vá... plantar batatas, amigo!

      0
  • R L Guerrero Maringá - PR

    Ta ai!

    Pra quem acha que os animalistas são apena gente chiliquenta e desocupada, olha o tamanho do estrago.

    Animalistas nos desprezam enquanto seres humanos na medida em que idolatram suas divindades animais. Precisamos encarar esses doentes e reduzi-los a sua devida proporção, ou eles vão mesmo nos colocar sob rédeas.

    3
    • Naor Nemmen

      Minha opção para os senhores não seria exatamente "rédeas", pois elas destinam-se ao controle dos movimentos. Pensei em algum sistema de controle de natalidade... é sempre bom pensar a longo prazo. You ain't seen nothing, fellas...

      0
  • Márcia Ávila de Espíndola Florianópolis - SC

    Parabéns, Deputado! As fotos mostraram a crueldade a q esses animais eram submetidos. Eles sentem como nós! Nossa obrigação ética é minimizar o sofrimento animal. Grata!

    33
    • Sérgio Augusto Brasília - DF

      nossa obrigação é libertar os animais e reconhecer os direitos intrínsecos que possuem. principalmente o direito a vida

      1
    • R L Guerrero Maringá - PR

      Vai ter de reescrever a constituição, Sérgio Aurgusto.

      0
  • Naor Nemmen

    Se não há maus-tratos embarquem junto, amigos!

    E não se preocupem com o abate: é Halal

    ;-)

    27
  • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

    Um deputado que apresenta Projeto de Lei pra evitar o "massacre de 500 milhões de animais por ano" (está no site oficial do nobre deputado) a de se esperar o quê? lembrando que os nobres legisladores paulistas querem legislar até sobre a ingestão de carne, num autoritarismo e intromissão quase fascista no direito de escolha das pessoas. Por favor políticos da nação, vocês, ops, os senhores pouco ajudam, então, NÃO ATRAPALHEM!!!!!!!

    9
    • Lena Kurtz Porto Alegre - RS

      Abaixo a crueldade! E também a hipocrisia!! Parabéns pela medida!!! Tudo está mudando no planeta. Está chegando a hora dos animais serem preservados!!

      27
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      A humanidade só atingiu seus 7 bilhões de individuos pela exploração da natureza e pelo apetite onívoro do homem. Os mileniuns tocados a nutella acham que simplesmente virando vegano e orgãnicos e plim plim, estão salvos os ursos polares e a sonia bridi não precisa mais denunciar o "aquecimento global" no Fantástico. Quanta ingenuidade, e muita má fé dos que usam o ambientalismo pra fins ideológicos, pois imaginam que (com fundo musical de "imagine" do Lenon) com boas intensões tudo é possível. Quando um cachorro é atropelado enche de fofos no facebook lamentando e chorando, já quando morre uma criança, nem um pio. Nos poupem dessa ladainha, muito piegas por sinal, em que os animais são mais importantes que a humanidade. Não vejo ninguém a favor da crueldade ou maus tratos, mas não se come o bife sem matar o boi, não há bacon sem fritar o porco. E isso não e conservadorismo nem ser reacionário, pois a China e o Oriente nem dão pelota pra essas balelas liberais ocidentais..., querem é ter proteína na mesa!

      3
    • Naor Nemmen

      O Luiz Alfredo Viganó (seria esse sobrenome uma ironia do destino?!?) não entendeu nadica de nada... a discussão - neste caso específico - é sobre "o embarque em pé", e não sobre "o embarque"... até parece que para conservar a proteína das vítimas tem que torturar durante 15 dias de viagem excruciante. Tua proteína não tá ajudando muito teus três neurônios, amigo...

      32
    • Luiz Alfredo Viganó Marmeleiro - PR

      Manifestação (abaixo) típica de esquerdopatas..., quando não há argumentos partem pras ofensas pessoais!!... Parabéns ao NA ao permitir que todos deem sua opinião, mesmo que venham agressões gratuitas, como no caso desse senhor... Melhore um pouco sr. Naor (que, pelo nome, presumo seja de ascendência judaica), isso não ajuda em nada na defesa da sua causa.

      0
    • Sérgio Augusto Brasília - DF

      só pode ter merda na cabeça quem defende a exploração e matança dos animais

      1
    • Márcia Ávila de Espíndola Florianópolis - SC

      Essa viagem em pé é uma tortura! Os animais sentem como nós! É indigno submeter os abimais a tamanho sofrimento. Crueldade é CRIME! Orgulho da decisão da Justiça!

      1