Oferta de animais para abate deve registrar um incremento devido aos confinamentos mais atrativos, aponta Rabobank

Publicado em 17/09/2019 13:54
O banco holandês ainda destaca que a recuperação na economia pode melhorar as margens de lucro da atividade

LOGO nalogo

O volume de abate de boi gordo deve aumentar nos próximos meses em função da oferta de animais do confinamento. Em seu relatório trimestral, o banco holandês, Rabobank apontou que o confinamento está mais atrativo neste ano com as referências do milho em patamares menores se comparada com a safra do ano passado.

Conforme a estimativa preliminar da DSM Tortuga, que divulga anualmente um censo próprio de confinamento de bovinos, o Brasil deve confinar neste ano aproximadamente 5,3 a 5,5 milhões de bovinos. Ou seja, um aumento de 4,5% a 8,5% frente aos 5,07 milhões de animais que engordaram neste sistema em 2018.

“Estamos fechando os números do censo agora, mas devemos ter este crescimento”, destacou o gerente de categoria Confinamento da Área de Ruminantes Brasil da DSM, Marcos Baruselli, em entrevista ao Broadcast Agro. Baruselli comentou ainda que a média anual de crescimento dos confinamentos foi de 6% nos últimos dez anos, mas que deve crescer ainda mais neste ano devido aos preços firmes da arroba.

O banco holandês ressalta que as expectativas de recuperação da economia, ainda em ritmo lento, devem ajudar a sustentar as cotações no mercado interno. De acordo com o indicador de preços da Esalq/B3, a média do mês de agosto de 2019 para a arroba do boi gordo registrou 7% de aumento se comparada com o mesmo período do ano anterior.

Baruselli salienta que os valores da arroba do boi gordo devem seguir sustentados até o final do ano no mercado futuro, com o contrato dezembro/19 na Bolsa Brasileira (B3) cotado a R$ 165,00/@. Diante disso, acaba estimulando os pecuaristas a investir na engorda intensiva e no semiconfinamento.

O pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), Thiago Bernardino, comenta que a confinamento está muito rentável neste ano devido aos preços firmes do boi gordo. A estabilidade da arroba está sendo motivada pelas as exportações aceleradas e pelo fato dos pecuaristas terem destinado um volume maior de animais no segundo giro do confinamento.

“Na minha visão, está faltando animais no primeiro giro de confinamento. Por isso a arroba está firme”, disse o pesquisador. Neste ano, o primeiro giro de confinamento foi postergado pelos os pecuaristas por causa dos maiores volumes de precipitações no primeiro semestre do ano.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário