Farsul realiza levantamento sobre consumo mundial de carne bovina

Publicado em 20/05/2020 16:28
Primeiros dados divulgados são em relação ao consumo da carne bovina

A Farsul está realizando um levantamento sobre o consumo de carne no mundo. Utilizando dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o estudo mostra o consumo per capta dos países entre 1990 até as projeções para 2028. Na primeira parte, divulgada nesta quarta-feira (20/05), são demonstradas as variações na carne bovina. Pesquisa é apresentada em forma de linha do tempo animada disponível no site da Federação.

O economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, destaca algumas características identificadas na apuração. "A primeira delas é que é grande consumidor quem é grande produtor", constata. Ele aponta o caso do Brasil e Argentina, "com a renda per capta que ambos possuem, só consomem as quantidades que consomem em razão da enorme produção, caso contrário, provavelmente não comeríamos carne bovina", avalia. "Devemos aos produtores e se quisermos continuar consumindo não devemos temer as exportações, é muito mais importante a não produção, que vem pelo desestímulo, do preço baixo, do prejuízo. É necessário que tenhamos meios de concorrência para que o preço siga crescendo e o produtor estimulado", explica.

Luz também aponta o aumento do consumo de carne bovina em países asiáticos como um destaque do estudo. "Mesmo que o melhor classificado dos asiáticos em 2028 seja o Vietnã, a China, na base da tabela tem um resultado significativo, pois quase quintuplica seu consumo no período analisado, e fazer isso em um tempo tão curto é muito significativo", comenta. Ele compara esse crescimento com os países produtores como a Argentina. "Mesmo lá em cima, ela está estável, como os demais do topo da tabela, enquanto os asiáticos crescem em taxas absurdamente elevadas".

Um terceiro comportamento também foi confirmado no estudo, a relação entre o consumo e as crises econômicas. Conforme o economista, o impacto do desempenho da economia é enorme. "Em anos de economia ruim, como foram 2008 e 2009, o mundo inteiro reduziu consumo. Ou seja, é um padrão internacional. Quando a economia não cresce, o consumo cai. E o inverso também ocorre", constata. "Crises econômicas, recessões globais, como certamente virá na esteira da pandemia, ocasionam impactos no consumo da carne bovina", conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Farsul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário