Área do IDR-Paraná mostra novas pastagens para produtores da região Noroeste

Publicado em 25/05/2020 17:32


Os baixos índices produtivos da pecuária de corte e de leite estão normalmente associados à baixa produtividade e ao baixo valor nutritivo das forrageiras comumente utilizadas na alimentação dos rebanhos. Para tentar melhorar este cenário, foi instalado no município de Cruzeiro do Oeste, um "Campo Agrostológico". Trata-se de um espaço reservado para demonstrar aos produtores as espécies e variedades de forrageiras disponíveis no mercado. O local também possibilita a experimentação e exposição de tecnologias de manejo como: consórcio entre gramíneas e leguminosas, manejo de pastejo e práticas de adubação.

Segundo Cleiton Pagliari Sangali, extensionista idealizador e coordenador da área demonstrativa, o espaço também será utilizado para a capacitação de extensionistas do IDR-Paraná e para aulas práticas de alunos dos cursos de Ciências Agrárias, contribuindo com o seu aprendizado. “A proposta é realizar a avaliação do desempenho produtivo de diferentes forrageiras, nas condições locais de solo e clima, para possibilitar mais embasamento técnico aos extensionistas", ressaltou. Sangali acrescentou que será possível atender  melhor os pecuaristas e organizar visitas ao local, para verificar as características dos materiais implantados.

A área totaliza 2.900 m2, divididos em 36 canteiros, de 50m2 cada. Foram plantadas distintas variedades de forrageiras dos gêneros Brachiaria, Panicum e Pennisetum. Dentre as forrageiras instaladas é possível encontrar variedades tradicionais, bem como os últimos lançamentos comerciais de cada gênero.

Para Sangali, os diferenciais do campo agrostológico são o tamanho dos canteiros, maiores do que as tradicionais áreas demonstrativas de forragens, e o pastoreio periódico que é feito pelos animais da propriedade. Segundo ele, isso possibilita a avaliação das forrageiras quanto à palatabilidade (aceitação dos animais) e resistência ao pisoteio. “O objetivo é oferecer alternativas de forma participativa com os produtores e que elas sejam as mais próximas da sua realidade. Para que assim possam ser analisadas, aceitas e então implantadas em suas propriedades”, ressaltou.

A área demonstrativa está localizada às margens da BR 487 (Estrada Boiadeira - km 4,5), na Fazenda Pai Herói que pertence a Antônio Roberto Melão. A escolha do local foi estratégica, pois trata-se de uma Unidade de Referência (UR) do Projeto Bovinocultura de Corte do IDR-Paraná. O produtor recebe assistência zootécnica do Instituto desde setembro de 2018 e, mesmo num curto espaço de tempo, já adotou várias práticas de manejo como a reforma e recuperação de pastagens degradadas, implantação do sistema de pastejo rotacionado, suplementação dos animais nas diferentes fases de criação e preparo de ração na propriedade.

A instalação do campo agrostológico contou com o apoio da prefeitura de Cruzeiro do Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Embrapa, do Polo de Pesquisa do IDR-Paraná/Paranavaí e de empresas do segmento de sementes de forrageiras (Sementes Facholi, Matsuda Sementes e Worf Sementes).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário