Embrapa debate pecuária sustentável e de precisão nesta quarta

Publicado em 26/08/2020 11:55
A Embrapa Pecuária Sudeste promove nesta quarta-feira (26) a Live Pecuária Sustentável e de Precisão para marcar seus 45 anos.

Participam do debate, que tem início às 18 horas pelo Canal da Embrapa no Youtube, o ator e produtor de leite orgânico Marcos Palmeira, o presidente do Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável (GTPS) e do Instituto Mato-Grossense da Carne (IMAC), Caio Penido, e o pesquisador Artur Chinelato, idealizador do programa Balde Cheio. Para moderar as discussões, o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Alexandre Berndt, da Embrapa Pecuária Sudeste.

Marcos Palmeira vai falar sobre os desafios para produzir orgânicos, e da sua relação com a Embrapa, mais diretamente, com o Balde Cheio. Caio Penido vai explorar o tema pecuária sustentável e as possibilidades de produzir mais alimentos com sustentabilidade em harmonia com o meio ambiente. Artur Chinelato tem muitas histórias de produtores de leite que superaram a pobreza e transformaram fazendas leiteiras não lucrativas em propriedades rentáveis e sustentáveis. Para Chinelato, a mudança de vida e de percepção de mundo e o resgate da autoestima do produtor é a principal meta do programa.

O chefe-geral, Rui Machado, conta que nesses 45 anos de história, a Embrapa Pecuária Sudeste foi ampliando suas competências. No início, o foco estava em aumentar a produção e a produtividade pecuária. Com o passar do tempo, os trabalhos foram sendo diversificados e áreas como biotecnologia animal e vegetal, aspectos ambientais da pecuária, nutrição e saúde animal e pecuária de precisão ampliaram seus espaços. “O centro de pesquisa incorporou já há alguns anos os conceitos de sustentabilidade na sua agenda. Agora, a novidade é a aplicação das modernas ferramentas de agricultura e pecuária de precisão, bem como da pecuária 4.0 para gerar soluções tecnológicas para o uso racional e eficiente de insumos, o bem-estar animal e a competitividade”, destaca Machado. 
Ainda, segundo ele, a modernização da infraestrutura e a formação de parcerias estratégicas ocorridas nos últimos anos trazem perspectivas promissoras em relação ao futuro. “Geramos soluções que impactam diretamente a produção de carne e leite e o modo de produzi-los, de maneira a colocar a pecuária brasileira em posição de superioridade à de outros países. Graças à pesquisa de excelência e o trabalho dos agricultores brasileiros, a agropecuária é um setor de ponta da nossa economia”, enfatiza.

Serviço
Live Pecuária Sustentável e de Precisão
Dia: 26 de agosto de 2020
Horário: 18 horas às 19 horas
Transmissão: Youtube.com/Embrapa
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Pecuária Sudeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário