Boi supera R$230/arroba no Brasil e deve seguir em patamar recorde até o fim do ano

Publicado em 28/08/2020 15:47

LOGO REUTERS

Por Nayara Figueiredo

SÃO PAULO (Reuters) - A arroba do boi gordo superou a marca de 230 reais nesta semana, mesmo patamar alcançado em novembro de 2019, quando ávidas compras da China levaram a uma disparada nas exportações de carne e resultaram em valores históricos para o produto nacional.

Com uma redução na oferta de gado devido ao ciclo pecuário, queda na produção, firme demanda externa e câmbio favorável a exportações, a tendência é que as cotações do animal sigam em nível recorde, exigindo maior desembolso dos frigoríficos, conforme analistas.

O comportamento do consumo interno, ainda afetado pela pandemia do novo coronavírus, é o único fator que pode limitar o avanço da arroba no próximo bimestre. E, mesmo nesta hipótese, novembro e dezembro prometem recuperação com a tradicional demanda para festas somando-se à conjuntura altista.

O Indicador do Boi Gordo Cepea/B3 fechou em 234,25 reais por arroba nesta quinta-feira, avanço de 2,61% na variação mensal e 49,3% ante igual período do ano passado.

Nesta sexta-feira, a cotação bruta calculada pela Scot Consultoria indica arroba a 232 reais à vista na referência de São Paulo, para o mercado físico. Descontados os impostos, o valor a prazo bateu 230,50 reais por arroba.

Bovinos jovens (até 30 meses), cuja carne é apta para embarque à China, contam com um incremento de 3 reais por arroba para machos, mostram dados da consultoria.

O diretor da Scot, Alcides Torres, disse que no começo do ano, em função das incertezas relativas à pandemia, o pecuarista atrasou a tomada de decisão sobre enviar ou não o gado para confinamento.

"Isso acabou atrasando a entrega dos animais confinados que estariam disponíveis para venda agora e essa falta de gado (pronto para abate) contribuiu pra a atual restrição de oferta de boiadas, e os frigoríficos estão tendo que pagar mais", explicou.

"Agora, por falta de boiadas, o preço veio em uma toada que nos aproxima do valor de pico da entressafra", acrescentou.

Ele ainda disse que o pico da cotação bruta do boi gordo chegou a 250 reais por arroba no fim do ano passado, "e podemos ver de novo até preços maiores que esse", com a alta condicionada ao comportamento do mercado interno. "Não podemos mandar toda a carne para exportação", comentou.

ABATES VS EXPORTAÇÃO

Torres pontuou que a oferta de gado deve continuar comedida até o fim do ano, e este processo ainda pode se estender por 2021, devido ao ciclo pecuário. A estratégia de retenção de fêmeas, para elevar a produção de bezerros, tem contribuído para baixar o nível de abates do país.

Levantamento da consultoria Agrifatto mostra que 17,02 milhões de cabeças foram abatidas no Brasil entre janeiro e julho, queda de 9,5% ante o mesmo intervalo de 2019. Para 2020, a projeção indica recuo de 8% nos abates, para 36,77 milhões.

A produção de carne bovina, por sua vez, caiu 7,8% até julho para 4,32 milhões de toneladas. Em contrapartida, as exportações subiram 10,3% no período para 1,16 milhão de toneladas.

Somente no primeiro semestre, as importações chinesas de carne bovina do Brasil saltaram 148%, para 365.126 toneladas, e com isso o país asiático se tornou destino de 57% da proteína comercializada pelos brasileiros no período, conforme levantamento da associação do setor Abrafrigo.

O aumento no número de plantas habilitadas para exportar para a China, aprovado no segundo semestre de 2019, foi fundamental para estes resultados.

"Cerca de 75% dos frigoríficos brasileiros têm acesso a algum tipo de mercado externo. Então, apesar do mercado interno estar relativamente ruim, por conta da pandemia, eles conseguiram compensar (financeiramente) com negócios feitos a câmbio alto", disse a diretora executiva da Agrifatto, Lygia Pimentel.

Neste contexto, vale destacar que os três maiores frigoríficos do país --JBS, Marfrig Global Foods e Minerva Foods-- registraram lucros significativos nos balanços do segundo trimestre, na esteira de fatores como câmbio e demanda externa.

Desta forma, considerando que a indústria também está capitalizada, "tem espaço para a arroba continuar subindo sim", estimou a diretora da Agrifatto.

CENÁRIO INTERNO

A grande dúvida para os próximos meses está no comportamento da demanda no mercado interno, disse o consultor em Gerenciamento de Risco especializado em Boi Gordo da StoneX, Caio Toledo.

"Se a demanda vier abaixo da expectativa ou permanecer estável nos próximos dois meses... os preços da arroba podem arrefecer, com recuperação prevista para novembro e dezembro", afirmou.

No fim do ano, seja pelos pagamentos do décimo terceiro ou pelo processo de melhora da economia, Toledo disse que tudo leva a crer que haverá reação na demanda doméstica, somada com a questão da oferta baixa de carne e com as exportações pujantes.

"Uma coisa que vamos monitorar é o auxílio emergencial e os impactos econômicos caso ele deixe de existir", completou.

(Por Nayara Figueiredo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário