Vendas de carne bovina da Argentina à China em 2020 devem manter nível pré-pandemia

Publicado em 01/10/2020 08:31 e atualizado em 01/10/2020 10:34

LOGO REUTERS

A Argentina deve exportar cerca de 870 mil toneladas de carne bovina para a China este ano, principal destino da renomada carne vermelha do país sul-americano, igualando as exportações do ano passado apesar da pandemia global, disse uma câmara de carnes local na quarta-feira.

A Argentina é um grande fornecedor global de alimentos e a China é um consumidor ávido de sua carne. Cerca de 75% das exportações de carne bovina da Argentina foram destinadas ao mercado chinês no ano passado, segundo dados do governo.

O fluxo de produtos bovinos da Argentina para a China, um importante parceiro comercial, não sofreu uma desaceleração significativa em meio à Covid-19, disse o chefe do consórcio argentino de exportação de carne ABC.

A China, também grande consumidora de soja, foi o principal parceiro comercial da Argentina em julho, disse sua embaixada em Buenos Aires. Durante a pandemia, a Argentina intensificou os laços diplomáticos com a China, que enviou grandes doações de suprimentos médicos ao país, que sofre com uma recessão.

“Nossa meta no início do ano era tentar igualar as 870 mil toneladas de 2019 e acho agora que vamos chegar a esse número”, disse Mario Ravettino, chefe do consórcio de exportação de carnes ABC, que representa os frigoríficos argentinos que produzem para o mercado externo.

Pequim pediu aos importadores na segunda-feira que evitem alimentos congelados de países que sofrem de graves surtos de coronavírus, após vários casos de frutos do mar importados terem testado positivo para o vírus.

A América Latina é atualmente uma das principais fontes de contágio do coronavírus no mundo. A Argentina teve pelo menos 735.000 casos do vírus e 16.500 mortes associadas.

Ravettino, porém, disse não prever que as taxas de infecção da região possam afetar o comércio com a Argentina, já que "todas as garantias (protocolo de saúde) que a China solicitou foram oferecidas e a relação é ótima".

Sete frigoríficos na Argentina concordaram em interromper temporariamente os embarques para a China no mês passado, depois que casos de coronavírus foram detectados entre trabalhadores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário