China encontra coronavírus na embalagem da carne bovina brasileira

Publicado em 13/11/2020 09:35

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - A cidade chinesa de Wuhan comunicou nesta sexta-feira que detectou o novo coronavírus em embalagem de um lote de carne bovina de um carregamento de agosto da Marfrig, conforme vem intensificando os testes de alimentos congelados nesta semana, como parte de uma campanha nacional.

A Comissão Municipal de Saúde de Wuhan disse em um comunicado em seu site que encontrou três amostras positivas na parte externa de embalagens de carne bovina congelada e desossada do Brasil.

A carne bovina entrou no país no porto de Qingdao em 7 de agosto e chegou a Wuhan em 17 de agosto, onde permaneceu em um frigorífico até recentemente.

O novo coronavírus apareceu pela primeira vez em Wuhan no ano passado e se espalhou pelo mundo.

O código de registro do exportador de embarque de carne bovina era 2015, disse a comissão, que se refere a uma fábrica de propriedade da Marfrig Global Foods, segundo pesquisa da Reuters.

A Marfrig informou que não vai comentar o assunto.

Mais de 100 funcionários na instalação de Wuhan foram submetidos a testes, disse a comissão, e 200 amostras ambientais foram coletadas.

Depois de tomar medidas drásticas para controlar a propagação do vírus na população este ano, a China começou no final de junho a testar também alimentos importados.

Em setembro, encontrou apenas 22 amostras positivas de quase 3 milhões, mas com a descoberta de alguns trabalhadores portuários infectados com o vírus, a comissão intensificou os testes e a desinfecção das importações de alimentos nesta semana.

As autoridades chinesas também encontraram o coronavírus na embalagem da carne bovina argentina esta semana, e outra amostra de carne bovina importada foi considerada positiva em Shandong, disse a província na sexta-feira.

A China é o maior comprador mundial de carne bovina e o Brasil e a Argentina seus maiores fornecedores.

(Reportagem de Dominique Patton)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

4 comentários

  • Osler Desouzart Sao Paulo - SP

    Já vimos esse filme antes ("China encontra coronavírus na embalagem da carne bovina brasileira")... Curioso que só na China se logre esse tipo de detecção. Não conheço anúncio de casos em outros países nem estudos aventando essa possibilidade.

    1
  • Joacir A. Stedile Passo Fundo - RS

    É o coronga voltando pra casa! Deu saudade!

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      NENHUM VIRUS DURA 20 DIAS ( de viagem) NO AMBIENTE EXTERNO...

      2
  • leandro carlos amaral Itambé - PR

    E por que ninguém encontra coronavírus nas porcarias que a China manda pro mundo?...

    1
  • Raone Cotrim

    Outra vez essa história... Ainda bem que o produtor Brasileiro está cada vez mais informado e não está se deixando dobrar por essas tentativas de manipulação de mercado. Nunca exportamos tanta proteína para a China, com ou sem coronavírus na carne.

    1
    • Hilario Bussolaro Cascavel - PR

      No dia em que o produtor brasileiro tomar vergonha na cara, e se unir de verdade, não deixará essas cooperativas ditarem as regras nos preços.., aí seremos um pais de verdade, com agricultores respeitados devidamente ... sempre tem uma noticia de super safra sendo que ela nem ainda foi plantada..., somos estimulados a plantar soja sobre soja, e isso só faz aumentar o índice de pragas e doenças... basta ver o milho agora com a cigarrilha... todo nosso lucro vai pra combater e corrigir as doenças.. e o agricultor fica todo ano com os riscos do clima ... e nao temos como brigar ... assim, quando não quebra aqui, quebra lá, e assim vai... até quando isso?.. sem uniao, seremos povo dominado.

      1