IAGRO eleva o status sanitário do Mato Grosso do Sul com estratégia em Qlik

Publicado em 16/11/2020 11:03
A plataforma da Qlik será fundamental para que a IAGRO consiga retirar a vacina de febre aftosa, possibilitando vigilâncias mais assertivas nos quadrantes do estado

Fundada em 1979, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, IAGRO, é vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, SEMAGRO, atuante no Mato Grosso do Sul. Dentre diversas ações realizadas, a IAGRO possui a incumbência da defesa sanitária, animal e vegetal, seus produtos e subprodutos dentro do Estado, por meio de fiscalizações e monitoramento das atividades agropecuárias. Agora, com o objetivo de elevar o status sanitário, a Agência passará a contar com o apoio do Business Intelligence (BI) da Qlik.

Com o objetivo de elevar o status sanitário da região para ‘livre de aftosa sem vacinação’, a IAGRO aposta em estratégias que, de fato, darão suporte à retirada da vacina. Para tanto, será necessário apostar ainda mais na qualidade da análise de dados, ponto em que contará com a Qlik. O Grupo Toccato, excelência em estratégia de dados e com expertise em transformar dados em decisões, em parceria com a equipe de TI da IAGRO, foram os responsáveis pela implementação da ferramenta e todo o suporte quanto ao gerenciamento dos dados.

“Temos um alto volume de dados, toda documentação para a movimentação de trânsito é feita via web, mas a análise em si era muito simplificada. Antes da Qlik, para termos um relatório de análise de dados, o processo era bem obsoleto, em planilhas. Estamos inovando cada vez mais e a Qlik conta com uma plataforma que vai nos ajudar no monitoramento, controle e análise de dados para trabalharmos com maior eficiência”, diz Robson C. dos Anjos, Coordenador de Inteligência da IAGRO.

A assertividade na divisão em 1,9 mil quadrantes

Atualmente, o painel da movimentação de trânsito de animais já está estruturado no software, facilitando a análise das guias de trânsito animal (GTA) obrigatória, que contém informações como a origem, destino, idade do animal, entre outras. A IAGRO está investindo no novo painel que será o grande trunfo para todo o projeto, ligado às vigilâncias.

A estratégia adotada consiste na divisão do Estado em 1,9 mil quadrantes, organizando e distribuindo a vigilância dos fiscais em todas as regiões. O projeto piloto é um sucesso na capital Campo Grande. “Temos relatórios de vigilância, que apresentam as coordenadas de onde foi realizada cada ação. Teremos um controle efetivo e acredito que a ferramenta conseguirá revolucionar nosso serviço, além de dar eficiência como um todo”, explica Robson.

Hoje, a agilidade no processamento dos dados e entrega da informação, e as funcionalidades da ferramenta, são os fatores que mais beneficiam a Agência. Para se ter uma ideia, os dados podem ser obtidos em menos de cinco cliques, de forma assertiva e rápida. A IAGRO também coordena diversos outros programas que também serão trabalhados com o BI. Cada coordenador terá acesso aos dados para elevar a visão do que está acontecendo dentro do programa sob sua responsabilidade.

Elevando o status sanitário do Mato Grosso do Sul

Para conseguir o status de ‘livre de aftosa sem vacinação’, ações inovadoras e estratégicas tiveram de ser bem desenhadas. As próprias vigilâncias não eram auditáveis e, com a ajuda da tecnologia, os processos se tornaram muito mais eficazes e transparentes.

Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, ressalta a importância da tomada de decisão para a IAGRO. “Notamos que a inovação está sendo ponto fundamental na nova gestão da IAGRO. Há uma vertente tecnológica muito forte, que apoia os negócios da Agência. Estamos felizes em apoiá-los nessa evolução e buscamos avançar cada vez mais na elevação do status sanitário do Estado”, comenta.

Daniel Ingold, Presidente da IAGRO, finaliza ressaltando que “nossa missão é elevar o status sanitário, aumentando ainda mais a relevância e importância do Mato Grosso do Sul na produção agropecuária. Utilizamos a tecnologia como aliada fundamental e temos certeza de que nosso trabalho progredirá cada vez mais”, conclui.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Iagro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário