Adapec alerta produtores rurais para vacinação contra a raiva animal

Publicado em 05/02/2021 14:26

A raiva é uma doença letal causada por um vírus, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação do rebanho, por isso a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) faz um alerta aos produtores rurais para que vacinem seus animais herbívoros (bovinos, equídeos, suídeos, caprinos e ovinos). Em 2020, foram vacinados aproximadamente 3,5 milhões de animais contra a enfermidade.

Para os animais que vão receber a primeira dose do imunizante, o produtor deverá fazer um reforço com 30 dias, depois executar a revacinação anual. “Mesmo a vacinação não sendo obrigatória é uma questão de saúde pública, precisamos da consciência de todos os criadores para que possamos evitar a disseminação de uma doença que causa grandes prejuízos econômicos e que pode ser transmitida ao homem”, disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Em 2019, foram registrados 21 animais positivos, diagnosticados por meio de exames, e mais 95 nos relatos dos produtores rurais, durante as investigações epidemiológicas realizadas nas fazendas atendidas daqueles focos. Em 2020, foram sete registros positivos e cinco relatados. Já este ano, de janeiro até o momento, são três casos. “Orientamos que qualquer suspeita da raiva animal na propriedade rural, o produtor deve procurar imediatamente a unidade da Adapec mais próxima ou ligar no Disque Defesa 0800 063 11 22”, informa o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocádio.

Ações

Para colaborar na prevenção, a Agência executa o Programa Estadual do Controle da Raiva dos Herbívoros, conta ainda com uma equipe especializada que faz o controle populacional de morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva na zona rural. Além disso, realiza o monitoramento de abrigos, atendimento a focos e presta orientações. Em 2020, um total de 668 morcegos desta espécie foram capturados para tratamento, que consiste na aplicação da pasta vampiricida com o intuito de provocar a eliminação de outros da mesma espécie.

Outro fator importante é o compartilhamento de informações da Adapec e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que têm colaborado com a atenção especial em relação à raiva humana e animal. Uma vez que é feito a notificação de ambas as instituições para integração de dados e reforço nas ações.

Sintomas

Entre os principais sintomas no animal destacamos: falta de apetite; andar cambaleante; isolamento; sialorréia (baba); decúbito lateral (deitar de lado); movimentos de pedalagem nos membros; cabeça voltada para trás e oscilações rítmicas involuntária dos olhos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Adapec TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário