Exportação de carne bovina do Brasil cai 6% em janeiro; China reduz ritmo de compras

Publicado em 05/02/2021 14:34

LOGO REUTERS

As exportações de carne bovina do Brasil recuaram 6% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano anterior, informado nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), destacando uma redução nos embarques para a China frente aos meses anteriores.

Segundo dados compilados pela entidade junto à Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o país embarcou 127,139 toneladas de carne bovina (in natura e processada) em janeiro, obtendo receita de 549 milhões de dólares --queda de 11% na comparação anual.

A Abrafrigo informou que a China e a cidade-estado de Hong Kong, que anteriores a principal clientela do Brasil sem segmento, aumentaram as aquisições da proteína em 3,8% no ano ao ano, mas reduziram o ritmo de compras em relação ao registrado entre outubro e dezembro.

Responsáveis ​​por 62,8% do total exportado pelo Brasil em janeiro, China e Hong Kong compraram 79,896 toneladas de carne bovina do país no período, ante 109 mil toneladas em outubro, 123 mil toneladas em novembro e 101 mil toneladas em dezembro, indicou a associação

A Abrafrigo atribui o volume de compras nos últimos meses de 2020 à formação de estoques para o período de comemorações do Ano Novo Lunar, principal feriado do país asiático e pico do consumo local de carnes.

"A partir de março as exportações podem voltar a este patamar", disse a entidade em comunicado.

Segundo e terceiro inferior no ranking de maiores clientes do segmento no Brasil, Chile e Egito, respectivamente, reduziram suas compras em relação a janeiro de 2020. O país sul-americano movimentou 5.168 toneladas (-16,6%), enquanto a nação africana adquiriu 4.501 toneladas (-13,5%), adicionou a Abrafrigo.

Entre as altas, a associação chamou a atenção para um aumento de 133% nas exportações para os Estados Unidos, que ocupou o posto de nono maior importador da proteína brasileira em janeiro, com 2.761 toneladas.

A grande variação percentual frente a janeiro do ano anterior ocorre porque à época dos EUA mantinham um embargo à carne bovina "in natura" do Brasil. O mercado foi reaberto apenas em fevereiro de 2020, após três anos de suspensão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário