Tocantins se prepara para vacinação do rebanho contra febre aftosa

Publicado em 05/04/2021 11:27

O Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está se preparando para executar entre os dias 1º e 31 de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, seguindo os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. Nesta etapa, a expectativa é que os produtores rurais vacinem todo o rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos), estimado em mais de 9 milhões de cabeças, e declarem nos escritórios da Agência, por meio de agendamento.

“Apesar da pandemia, nosso cronograma de vacinação contra febre aftosa está mantido para o mês de maio, assim como ocorreu em 2020. As vacinas estão chegando nos estabelecimentos agropecuários e estamos acompanhando o recebimento para fazermos todos os procedimentos de liberação para comercialização," disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Antecipação da vacinação antiaftosa
De acordo com a Adapec, a partir do dia 11 de abril, está autorizada a antecipação da vacinação contra a febre aftosa para os bovídeos que participarão de leilões nos primeiros dias do mês de maio. A medida determina que, para transitar os animais, após a vacinação, é necessário cumprir uma carência de 15 dias para os primovacinados (vacinados pela primeira vez) e sete dias para animais com duas vacinações comprovadas. Já os animais com três vacinações declaradas não necessitam cumprir carência.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, explicou que o produtor que desejar antecipar a vacinação deverá procurar um escritório da Agência mais próxima e assinar um requerimento. “O produtor receberá uma autorização da Adapec para vacinar todos os animais da propriedade, e não só aqueles que participarão de leilões," disse João Eduardo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Adapec TO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário