Argentina paralisou a operação de 12 exportadoras e interditou mais de 220 toneladas de carne bovina

Publicado em 01/06/2021 15:34

Em resultado da política de regulação e controle do mercado de exportação de carnes, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, através da Direcção Nacional de Controlo Comercial Agrícola da Argentina, suspendeu a autorização de 6 empresas de exportar carne bovina por irregularidades como, por exemplo, não liquidação de moeda estrangeira ou digitação de endereços falsos, entre outros encargos.

Foram vendidas quase 7 mil toneladas, o que representa 21% do volume exportado por empresas que não possuem usinas próprias. Dessa forma, já existem 12 empresas suspensas ou impedidas de exportar até o momento. Outras cinco plantas foram intimidadas a apresentar requisitos ausentes.

“É importante destacar que o trabalho realizado por meio do cadastro nos permitiu ter uma descriçã das firmas e detectar inconsistências que prejudicam o desenvolvimento normal da atividade. Com essas ações conjuntas buscamos eliminar a concorrência desleal no mercado de exportação de carnes congeladas, que também foi uma demanda de todo o setor ”, disse Luciano Zarich, diretor de Controle Comercial Agrícola da Argentina.

O mesmo relatório dá conta também da interdição de 1.087 caixas de carnes congeladas pertencentes à empresa Alpha Estudio Aduanero, que está suspensa do Cadastro Único da Cadeia Agroalimentar (RUCA) por uma série de irregularidades detectadas, e 28 caixas de carne congelada pertencentes à empresa Agrop Negócios. O total é de 26.083 quilos de produto.

Em outra operação realizada no porto de Buenos Aires, foram interditados 4 contêineres com carne congelada, três dos quais pertencem à empresa Alpha Estudio Aduanero, e o restante à empresa Agrop Negócios. A empresa operava no mercado com endereço falso e foi comprovada a insolvência dos seus titulares. O total da mercadoria interditada é de 103.905 quilos.

Além disso, e no âmbito dos controles efetuados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, foram interditadas 60 toneladas de carne congelada pertencente à empresa Mocho Pampa, que se encontra suspensa devido à detecção de manobras de triangulação.

Vale lembrar que já estão prontos para apreensão 30 toneladas, que segundo os autos pertenceriam à firma Huachana, que vem sendo denunciada criminalmente por não ter entrado em moeda por 8 milhões de dólares, segundo relatório do Banco Central de a República Argentina.

Em todos os casos, as medidas adotadas foram realizadas no âmbito de processos administrativos distintos que tramitam na Direção Nacional de Controle Comercial Agrícola.

Por último, da área de controle, antecipou-se que se avançou nas primeiras queixas-crime com duas das operadoras que apresentavam irregularidades graves e que continuam a ser efetuados controlos e cruzamentos de informação com outras áreas do Estado nacional para continuar a fazer o mercado de carne.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Governo da Argentina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário