Bahia recebeu 1,2 milhão de doses do imunizante, garantindo estoque para cobertura total dos rebanhos

Publicado em 30/06/2021 17:50

A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) anunciou novo prazo para que os produtores imunizem seus rebanhos de bovinos e bubalinos, de todas as faixas etárias, contra a Aftosa. A campanha, que terminaria hoje (30/06), prossegue até 16 de julho e a declaração poderá ser entregue até 01 de agosto nos escritórios da ADAB, revendas de produtos agropecuários, sindicatos rurais ou através do site www.adab.ba.gov.br.

A agência de defesa agropecuária levou em consideração, para a prorrogação, o desabastecimento de vacinas registrado no mês de maio em 14 estados brasileiros. Na semana passada, a Bahia recebeu cerca de 1,2 milhão de doses, quantitativo já disponibilizado nas revendas e suficiente para atender à demanda de animais ainda não vacinados. Agora, com a nova data de encerramento da campanha e com vacinas no mercado, a ADAB espera atingir suas estimativas de cobertura vacinal em todo o território do estado.

A Bahia segue em curva crescente nos índices de imunização, sendo, atualmente, Zona Livre de Aftosa com Vacinação. O objetivo é atingir, em 2023, o status de Zona Livre de Aftosa sem Vacinação, impulsionando ainda mais os negócios agropecuários no estado.

“O reabastecimento e a ampliação do prazo trazem mais tranquilidade para os produtores e também ao sistema veterinário oficial que monitora os índices vacinais para preservar o estado livre da Febre Aftosa, desde 1997”, diz o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Carlos Augusto Spínola.

Até aqui, segundo dados da ADAB, cerca de 80% dos animais estão vacinados e com declaração atualizada no serviço veterinário da agência. “Isso prova que os produtores são parceiros antenados com a sanidade dos rebanhos, o que facilita o trabalho, melhorando as expectativas em relação aos resultados de cada ação da autarquia para avançarmos em estratégias de vigilância sanitária na Bahia”, ressalta Carlos Spínola.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seagri BA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário