Emater-MG lança programa Minas Pecuária para atendimento diferenciado de propriedades do estado

Publicado em 14/07/2021 15:59
Empresa irá selecionar centenas de propriedades de pecuária bovina para participação no programa

A Emater-MG deu início a um programa que vai adotar um modelo diferenciado de assistência técnica a propriedades rurais que desenvolvem a bovinocultura em Minas Gerais. Nesta quarta-feira (14/7), foi lançado o Minas Pecuária durante um encontro virtual com a participação de diretores, gerentes regionais e coordenadores técnicos da empresa. 

Neste ano, o Minas Pecuária vai selecionar centenas de propriedades em todas as regiões do estado que servirão de unidades de referência. A ideia é permitir que produtores rurais tenham acesso a tecnologias e estratégias de administração da atividade, com foco num sistema sustentável e competitivo, que promovam melhoria de renda. As propriedades selecionadas irão receber assistência técnica sistematizada e contínua, com foco na adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) de produção.  

“Numa visita inicial será feito um diagnóstico, com levantamento da realidade da propriedade.  Depois, juntamente com o produtor, será estabelecido um plano anual de ação, estipulando metas de rentabilidade e eficiência a serem atingidas.  Nestas propriedades será dado um atendimento mensal, sistemático e continuado, para se obter os resultados planejados” explica o coordenador técnico estadual em Bovinocultura da Emater-MG, Nauto Martins.

O primeiro passo do Minas Pecuária é a capacitação dos técnicos da Emater-MG sobre a metodologia, execução e monitoramento dos trabalhos desenvolvidos nas propriedades que serão selecionadas. Também faz parte do treinamento, como utilizar e abastecer, com os dados de cada unidade de produção, o Módulo Minas Pecuária do Deméter. Ele é um software de interface amigável, lançado pela empresa, que permite maior agilidade, registros e melhoria das análises sobre as atividades desenvolvidas, possibilitando a melhoria na gestão das propriedades acompanhadas. 

“Depois que os dados são lançados no Módulo Minas Pecuária do Deméter, o sistema faz, de maneira automática, com que estes dados gerem diversos relatórios de desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho, sobre a qualidade do leite, além de aspectos econômicos e financeiros da propriedade. Estes relatórios irão ajudar os técnicos e produtores durante a execução das ações e serão fundamentais para a melhor tomada de decisão. Além disso, nos permitirá criar um amplo banco de dados diferenciado da pecuária bovina de Minas Gerais”, explica o coordenador da Emater-MG. 

A participação dos produtores no Minas Pecuária é voluntária e gratuita. A contrapartida exigida é o comprometimento em seguir o plano de ação estabelecido pelo programa.  Além disso, o produtor deve concordar que a propriedade selecionada esteja e sirva de modelo e referência para outros criadores.

“Serão selecionados produtores que tenham disposição em adotar as orientações e em abrir sua unidade de produção para visitas e realização de eventos técnicos. Ele precisa ter a motivação em se fazer um agente multiplicador das tecnologias adotadas e bem-sucedidas, beneficiando outros produtores”, afirma Nauto Martins. 

A proposta da Emater-MG é promover encontros conhecidos como 'dias de campo' nas propriedades selecionadas pelo Minas Pecuária.  Além disso, será realizado o Circuito Mineiro da Bovinocultura em polos regionais, quando especialistas irão abordar temas relacionados às boas práticas agropecuárias, tecnologias adotadas e resultados obtidos nas unidades de referência do Minas Pecuária. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater-MG

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário