Compradores de carne bovina da China esperam que o comércio com o Brasil seja retomado em breve, apesar dos casos de "vaca louca"

Publicado em 06/09/2021 07:47

Logotipo Reuters

Importadores chineses de carne bovina disseram na segunda-feira que a suspensão das exportações do principal fornecedor do Brasil devido a dois casos de doença da vaca louca não teve impacto imediato no mercado, com alguns ainda fazendo compras em antecipação a uma rápida retomada do comércio .

O Brasil disse no sábado que havia confirmado dois casos de doença "atípica" da vaca louca em diferentes estados e estava suspendendo as exportações de carne bovina para a China como parte de um acordo prévio sobre a questão com seu principal comprador.

Mas apesar da participação dominante do Brasil de 40% nas importações de carne bovina da China, os preços não haviam se movido até segunda-feira e alguns importadores ainda estavam em busca de negócios.

"Ainda estamos comprando, as fábricas precisam manter seus estoques", disse Grace Gao, gerente geral da importadora Goldrich International, de Dalian.

A vaca louca 'atípica' é considerada de menor risco do que a forma clássica da doença, pois ocorre naturalmente e apenas esporadicamente em bovinos mais velhos.

A doença 'clássica' da vaca louca, ou BSE, é transmitida por alimentos contaminados e foi associada à variante da doença de Creutzfeldt-Jakob em pessoas.

O Brasil suspendeu as exportações por 10 dias em 2019, após relatar um caso 'atípico'.

"Presumo que o governo chinês não banirá as importações", disse Pan Chenjun, analista sênior do Rabobank. "O Brasil é tão importante."

A autoridade alfandegária da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O Brasil embarcou mais de 500.000 toneladas de carne bovina para a China de janeiro a julho deste ano, ou 38% das importações totais da China, mostram dados da alfândega chinesa, colocando-o bem à frente do fornecedor nº 2, a Argentina, que forneceu pouco menos de 300.000 toneladas.

As ofertas globais de carne bovina estão muito apertadas e os preços já estão em níveis recordes, acrescentou outro grande comprador de carne bovina da China.

“Se durar apenas 15 dias, não haverá impacto nenhum. O Brasil ainda está produzindo e leva dois meses para embarcar carne para cá”, acrescentou, recusando-se a se identificar porque não tem permissão para falar com a mídia.

Enquanto as importações de carne suína da China estão caindo devido à recuperação da oferta doméstica, a demanda chinesa por carne bovina continua crescendo.

A Irlanda, um fornecedor menor de carne bovina da China, relatou um caso de doença "atípica" da vaca louca em maio do ano passado. Ainda não foi possível retomar as exportações.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • francisco elias abrao pres.prudente - SP

    acredito que esses casos de eeb atipico acontecem muito nos eua, mas acho que esses casos fica entre eles. nao divulgam. pq isso parece mais um problema neurologico, acontece muito em bovinos. aqui no brasil em 2019 aconteceu no comeÇo da seca, e 2021 no final da seca, pode ser um problema relacionado com baixa alimentacao.

    1