China suspende exportação de carne bovina de frigorífico australiano após falhar no teste de amostragem

Publicado em 20/10/2021 09:36

Logotipo Notícias Agrícolas

Na manhã desta quarta-feira (20), a indústria frigorífica Australian Country Choice (ACC) informou que que foi notificado pela equipe do Programa de Exportação de Carne do Departamento de Agricultura do Governo Federal Australiano de que sua licença para processar e exportar carne bovina para a China foi suspensa, a partir do dia 18 de outubro. 
 
As autoridades chinesas reportaram que os produtos congelados recebidos no porto de Ningbo falharam no teste de amostragem para cloranfenicol. A equipe do Programa de Exportação de Carne informou ao frigorífico que, como prática padrão, será feito um pedido às Administrações Gerais da Alfândega da China para um segundo teste ou teste confirmatório.
 
De acordo com as informações do Beef Central, a presença do composto deixou os exportadores perplexos, uma vez que não é prescrito para uso em gado na Austrália. “É um medicamento que pode ser usado para tratar infecções oculares bacterianas em cães e, em alguns casos, sob cuidados veterinários para uso em cavalos”, reportou o jornalista australiano, Jon Condon. 
 
Até o momento, sete indústrias australianas que já foram suspensas de exportar para a China por testes positivos para resíduos na carne bovina e por problemas com documentação. Depois do embargo, nenhuma indústria conseguiu recuperar o acesso ao comércio chinês, apesar da falta de proteínas no País devido ao aumento de casos de peste suína africana no rebanho de suínos. 
 
A indústria frigorífica ACC informou por meio de nota oficial que vai concentrar a sua produção em mercados alternativos. “Considerando que os processos da cadeia de suprimentos estavam além do controle da ACC, é claramente uma grande decepção e uma grande interrupção para nossos negócios e programas de marca de nossos clientes na China”, disse o frigorífico em seu comunicado. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Andressa Simão
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário